Brincadeiras Infantis e suas Inteligências

Autor:
Instituição: Unifran
Tema: Prática de Ensino

Cantigas de Roda , Cirandas ou Dança de Roda


Muito difundida em todo o Brasil as Cantigas de rodas é quase que uma brincadeira exclusivamente de meninas, possivelmente foi introduzida no Brasil pelos Portugueses.

Para brincar as crianças fazem um circulo dando as mãos e giram na roda cantando até que é mencionado o nome de uma delas. Esta, deixando as mãos das colegas, faz meia volta, dá-lhes as mãos e, de costas para o centro da roda, continua a caminhar. Novamente é cantada a primeira quadra, sendo escolhida a criança que estiver à esquerda daquela que virou. Quando todas estiverem de costas para o centro da roda, passa a ser cantada a quadra seguinte e, uma a uma, as crianças voltam à posição inicial.Essa brincadeira trabalha com a inteligência ESPACIAL, CORPORAL-CINESTÉSICA E INTERPESSOAL.


Amarelinha

Brincadeira exclusiva de meninas, a Amarelinha, também conhecida como "Pular amarelinha", é uma brincadeira que estimula a criançaa ter as noções dos números , trabalhando a ordem das casas númericas do número um ao número dez, além de estimular à habilidade do equilibrio,pois as crianças nas áreas que não existem associações de casas, ou seja nos quadrados 1 - 4 -7-10, as crianças apenas podem colocar um pé, e nas demais com casas juntas 2e3 -5e6-8e9 e Céu podem e devem colocar os dois pés. Essa brincadeira trabalha com a inteligência LÓGICO-MATEMÁTICA, ESPACIAL, CORPORAL-CINESTÉSICA E INTERPESSOAL.


Esconde - Esconde
ou Pique Esconde
 

Brincadeira muito comum em todo o Brasil, o Esconde-Esconde ou também como é conhecido de Pique- Esconde, é uma brincadeira em que brincam meninos e meninas,onde uma criança tenta achar as outras escondidas ,a brincadeira ocorre da seguinte forma:

1.A escolha de quem vai procurar e quem vai se esconder: esta etapa se realiza através de sorteio feito pela brincadeira conhecida como zerinho ou um, finalizando em par ou impar para ficar a penas uma criança que não é eliminada, é esta criança, que perde no sorteio que ira procurar as outra crianças.

2.A procura das crianças acontece da seguinte forma: quem vai procurar com os olhos fechados e rosto direcionado para uma parede ,árvore ou outro local similar, inicia uma contagem numérica, esta contagem pode variar desde o número1 (um) ao número 10(dez) até o número1 (um) ao número 100(cem) ou mais.Enquanto esta criança faz a contagem, as demais vão se esconder.Sendo que o esconderijo de cada uma criança pode ser individual ou não.

3.Com o inicio da procura , após a contagem ser feita, a criança que esta procurando tenta encontrar as outras em seus esconderijos secretos, enquanto as crianças que estão escondidas têm que despistá-la para conseguir ir até o local da contagem para conseguir ficar livre da perseguição que é chamado de "Se salvar" ,acontece com a criança batendo três vezes com a mão no local da contagem e dizendo a seguinte frase "Um ,Dois, Três Salve Eu", este procedimento deve ser feito por todos para que se salvem, pois se a criança que esta procurando avistar alguma das outras crianças ela se dirige até o local da contagem e relata que achou-a , da seguinte forma batendo três vezes com a mão no local da contagem e dizendo a seguinte frase"Um ,Dois, Três Visto(o nome da criança)" ,desta forma a primeira criança a ser avistada e relatada ,será a próxima a procurar quando acabar a brincadeira, mas todas as crianças que estão sendo procuradas podem se salvar da seguinte forma: ou individualmente, com cada um se salvando, ou a última criança ao se dirigir até o local da contagem batendo três vezes com a mão no local da contagem e dizendo a seguinte frase "Um ,Dois, Três Salve Todos",desta forma todos estarão salvos e a criança que procurava as outras, terá que começar outra vez procurando. Essa brincadeira trabalha com a inteligência LÓGICO-MATEMÁTICA, ESPACIAL, CORPORAL-CINESTÉSICA E INTERPESSOAL.

Bétis, Bétia, ... 

DESENVOLVIMENTO

Com a bola, o jogador tenta derrubar a casinha (de taquara, um tripé) do outro.
Este, com um taco de madeira, tenta bater na bola e atirá-la para longe.
Ganha ponto, quem atingir o objeto, derrubando-o ou defendendo a casinha. Essa brincadeira trabalha com a inteligência ESPACIAL E CORPORAL-CINESTÉSICA.

OBJETOS OU BRINQUEDOS UTILIZADOS

Bola, taco de madeira, casinha de taquara

Queimada

Dois grupos de crianças.

Um grupo de cada lado.

Observa-se a mesma distância no meio do campo, traça-se uma linha, chamada fronteira.

O grupo fica distante da fronteira por alguns metros.

Atrás do grupo, uma segunda linha, onde fica o cemitério local, para quem for desclassificado.

Cada grupo possui o seu cemitério.

Os componentes do primeiro gruo chegam a fronteira e atiram a bola no segundo grupo. Se a bola acertar alguma criança do segundo grupo, esta irá para o cemitério do primeiro grupo.

Se a criança consegue pegar a bola, ela passa, então ao segundo grupo e este fica com maior poder de atirara a bola.

No final, o grupo que tiver menor número de crianças no cemitério, venceu.
A bola é atirada com a mão

Essa brincadeira trabalha com a inteligência LÓGICO-MATEMÁTICA, ESPACIAL, CORPORAL-CINESTÉSICA E INTERPESSOAL.

Bambolê

O Bambolê:  Um arco de plástico (fabricado para este fim) ou bambu.

Como se brinca:

A criança coloca na cintura e gira, girando, também, a cintura no embalo do aro.

Com a prática, passa-se para o pescoço, braços e pernas. Essa brincadeira trabalha com a inteligência ESPACIAL, CORPORAL-CINESTÉSICA E MUSICAL.

Variante 1

Consiste nas crianças arrumadas em círculo, em fila, ou conforme o espaço disponível, girarem o corpo com o bambolê sem deixá-lo cair.

O bambolê pode ser rodado: na cintura, no braço , na perna e no pescoço.

Pode-se usar uma música para animar.

A criança que conseguir girar o bambolê até o final da música é a vencedora.


Pião

O Pião foi trazido para o Brasil pelos Portugueses,e logo foi bastante espalhado pelo Brasil,é um brinquedo ainda muito utilizado quase que apenas por meninos,existem vários tamanhos,mas a forma é quase que básica.

O jogo: Existem basicamente duas formas de se brincar com o Pião: o Jogo simples em que a criança não desafia o outro , esta forma de jogo é conhecida como "Roda pião", botar o pião para rodar significa brincar sozinho, o processo é o seguinte,enrola-se a corda no pião segurando uma ponta e atira-o ao chão, ao cair no chão o pião fica rodando, ou ainda pode-se colocar o pião para rodar na palma da mão,unha do dedo e muitos outros lugares.Já o jogo onde ocorre o desafio ,um circulo é desenhado no chão onde todos os participantes tem que arremessar o pião com o intuito de acertar o centro do circulo,caso não consiga é obrigado a colocar o seu próprio pião dentro do circulo, dando inicio a disputa pelos piões que estão no circulo, é o chamado "deita pião" ou "dar carne". Essa brincadeira trabalha com a inteligência ESPACIAL E CORPORAL-CINESTÉSICA.

Comentários