Amigo Nerd.net

Planejamento Anual de Aula - Competências e Habilidades

Autor:
Instituição: Faculdades Integradas de Palmas - Palmas/Pr
Tema: Didática da Educação Física

PLANEJAMENTO DE AULA

ANUAL

PALMAS, JUNHO DE 2002.

 

INTRODUÇÃO

Em relação ao novo contexto escolar, é importante dar continuidade ao desenvolvimento das habilidades fundamentais que foram adquiridas nos ciclos anteriores (1º e 2º), aprofundando-se na busca de um grande universo de descobertas e de novas aquisições. Nesse sentido a Educação Física deve ser inserida no conjunto de ações pedagógicas que busquem favorecer o desenvolvimento do jovem.

A Educação Física no 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, deve ter como preocupação básica estimular a participação de todos os alunos, ressaltando os objetivos de cada atividade, para que eles percebam, em cada uma delas, os benefícios, as possibilidades de utilização como instrumento de comunicação, expressão de sentimentos e emoções, de lazer e de manutenção e melhoria da saúde.

A Educação Física, deve propiciar a aquisição das aprendizagens dos movimentos especializados, pois nesta fase a criança já apresenta uma certa experiência em jogos, exercícios e atividades rítmicas vivenciadas no 1º e 2º ciclos. Essa vivência facilitará a sua participação em atividades mais específicas que agora irão exigir novas habilidades, aproveitando mudanças físicas e psicológicas, características desta fase de desenvolvimento. O 3º ciclo é o período da iniciação da aprendizagem do esporte, ginástica, dança e luta, enquanto que o 4º ciclo representa a conclusão deste nível de aprendizagem.

 

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

 

METODOLOGIA

Para um melhor desenvolvimento do aluno de Ensino Fundamental, e para que se possa tentar realizar todas as competências e habilidades propostas em discussão entre professores, utiliza-se os seguintes métodos:

 

CONTEÚDOS

A proposta de planejamento anual tem como objetivo simplificar o plano de ensino, tendo já preestabelecidos os pontos fundamentais que se quer trabalhar com o aluno durante o ano letivo. Esses pontos são levantados em Conselhos de Classes tentando atender melhor aos alunos, e suas necessidades. Alguns pontos levantados são:

 

AVALIAÇÃO

A avaliação vem a ser uma forma do próprio professor destacar se o aluno está tendo ou não o aprendizado. O aluno deve estar em constante avaliação começando pelas participação em sala de aula, se corresponde ao conteúdo, se aparecem dúvidas, após o esclarecimento que se é dada a prova escrita como forma de assimilar melhor o conteúdo através do estudo para a mesma. Na quadra também deve ser contada a participação, assim como a desenvoltura do aluno na realização dos exercícios propostos.

A realização de trabalhos extracurriculares expostos em sala, são muito mais contados devido aos esforço do aluno em prol da pesquisa. Cartazes, vídeos, cópias de material (jornal, revista, Internet, etc.) é contado não só quando pedido, para que o aluno se interesse mais por determinado conteúdo, ou aquele que lhe é mais fácil assimilar. Geralmente o aluno ajuda na elaboração de jogos, determinando até as regras que podem ser mudadas para que todos possam interagir na aula.

O professor de Educação Física deve utilizar-se da avaliação, não como uma forma de elevar os melhores, mas de ajudar naquilo que preciso os que tiveram menos êxito em suas propostas. Deve ser antes de tudo o próprio avaliado, olhando para si mesmo, vendo se o que está repassando é acessível a todos, procurando sempre novas formas de acesso aos alunos em relação às suas propostas. E sempre que houver necessidade, fazer mudanças em seu planejamento, para que em vez dos alunos se adaptarem ao planejamento, o planejamento esteja pronto para atender às necessidades dos alunos.

Comentários


Páginas relacionadas