A Implantação de uma Política Ambiental uma Empresa

Autor:
Instituição: UNOPAR
Tema: A Implantação de uma Política Ambiental uma Empresa

A Implantação de uma Política Ambiental uma Empresa

UNOPAR
2009

 

 

 

INTRODUÇÃO

Atualmente a conjuntura econômica e os novos cenários sócio-ambientais nacionais e internacionais apontam para a necessidade de um novo paradigma para a sustentabilidade planetária, a educação ambiental, é um instrumento imprescindível que proporciona aos diversos atores sociais consciência e responsabilidade individual e coletiva na preservação do meio ambiente, buscando assim uma cidadania global.

As empresas e as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a questão ambiental, esses sabem que é por meio da educação e da formação permanente que se estabelecem as grandes mudanças, pois trazem a solução dos problemas ambientais que afetam o futuro de todos, não excluindo pobres ou ricos, países de primeiro mundo ou em desenvolvimento.

 

A IMPLANTAÇÃO DE UMA POLÍTICA AMBIENTAL EM UMA EMPRESA

Por que é importante implantar a política ambiental em uma empresa? É importante implantar a política ambiental em uma empresa, porque um dos principais motivos é a competitividade, pois hoje é impossível administrar uma empresa sem ter uma grande preocupação ambiental.

O consumidor começa fazer exigências e nada melhor que associar a imagem de sua empresa, ou seu produto, a uma espécie de selo ambiental criado pela mesma organização que instituiu o símbolo de qualidade.

Sendo assim a preocupação de uma empresa com o Meio Ambiente reflete na preocupação desta, com a qualidade de vida de seu consumidor e nós consumidores gostamos disso.

Devemos lembrar das restrições aos financiamentos condicionados às questões ambientais, como por exemplo os critérios gerais estabelecidos nas “Políticas Operacionais do Sistema BNDES”, que estabelece: “A análise de todo e qualquer empreendimento apresentado ao sistema BNDES avaliará os impactos de natureza social, ambiental, de suprimento e racionalização de energia. Serão consideradas como condicionantes do apoio do sistema as providências para neutralizar os efeitos negativos cujos gastos poderão ser incluídos como itens financiáveis”.

Um único acidente de trabalho ou um dano ambiental evitado compensa todos os pontos de vista, os esforços dispensados para a implantação dos Sistemas de Gestão. Vale salientar que são muitos os relatos de economias financeiras obtidos com o melhor gerenciamento do uso de matérias primas, recursos naturais e resíduos bem como da diminuição do índice de absenteísmo.

Qual seria o melhor momento para implantar uma política ambiental dentro de uma empresa? O melhor momento para se implantar uma política ambiental é quando se adquire o comprometimento total da alta administração da organização, ou seja, na implantação do projeto da empresa.

Não faltam argumentos para envolver a empresa como um todo no processo de Gestão Ambiental, ainda mais se lembrarmos que todo resíduo é matéria prima comprada e mal utilizada, ou seja, é dinheiro jogado fora. As ações ambientais são frutos de economias significativas no custo de produção.

 

Prazo

O prazo para o processo de implementação de um sistema de gestão ambiental em uma empresa começa pela avaliação ambiental inicial. Na prática a empresa já dispõe de pessoal habilitado e relacionado com questões ambientais, temos como exemplo: técnicos da área de saúde e segurança do trabalho ou controle de riscos, e essa tarefa poderá ser feita internamente. Por outro lado a empresa poderá recorrer aos serviços de terceiros, como os consultores autônomos ou as firmas de consultoria ambiental. Com prazo determinado pelo Gestor Ambiental.

 

Custos

Quanto custa implantar a política ambiental numa empresa? Em primeiro lugar você deve estar ciente que se trata de um investimento e não de custo, tendo sempre em mente os seguintes objetivos:

- Qualidade de vida no trabalho gera satisfação na equipe e aumenta a produtividade;
- Cumprir a legislação Ambiental é dever de todos;
- Descumprir a legislação gera multas, paralisações e prejudica a imagem da empresa;
- Tornar visível a preocupação ambiental da empresa rompe barreiras e abre mercados;
- Resíduo não gerado é matéria prima melhor utilizada.

Inicialmente ao fazer uma avaliação ambiental podemos identificar a necessidade ou não de um investimento em sistemas e equipamentos de medição ou controle, incluindo:

Sistema de monitoramento; Sistema de tratamento; Modificações de processos; Pátios de resíduos.

Na maioria dos casos é aí que está a parcela significativa do investimento, onde os custos relativos a consultorias, licenciamento e a própria certificação também devem ser computados. Sendo assim ao fazer as contas podemos constatar que é muito mais barato do que qualquer ação corretiva.

Não podemos esquecer que a responsabilidade da implantação de um projeto ambiental é da à empresa, ou seja, a participação de cada membro da empresa é de extrema importância. Pois o sucesso depende do comprometimento de todos os níveis e funções, especialmente da alta administração e deve ser apropriada à natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços.

Por fim uma política ambiental é uma espécie de cartão de visita de uma empresa e deve estar disponível ao público interno e externo, equilibrando a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades socio econômicas, para uma melhor qualidade de vida.

 

CONCLUSÃO

A natureza é a maior riqueza existente no planeta, é ela quem nos mantém vivo e é dela que tiramos a nossa subsistência.

Formar a consciência ambiental dentro das empresas através de programas de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável é o grande foco da atualidade e muito importante, pois as empresas levam a implantação destes programas a nível mundial.

O papel individual é muito importante para formar consciência, criar comprometimento com o nosso planeta evitando desperdícios, denunciar agressões ambientais, incentivar a reciclagem no seu bairro, cobrar ação de suas prefeituras, começar a educação ambiental em casa para os educadores, criar jogos interativos e introduzir a mentalidade do compromisso ambiental em nossos pequenos aprendizes.

 

REFERÊNCIAS BIBLOGRÁFICAS

LIMA, Rosimeire Suzuki. Sistemas de gestão ambiental: gestão ambiental. São Paulo. Editora: Pearson Pretince Hall, 2009.

Conversando sobre a ISO 14001 e a BS 8800. Salvaterra Consultoria e Engenharia. Rio de Janeiro.

Comentários