Endomarketing

Autor:
Instituição: FACULDADE CELSO LISBOA
Tema: Administração

Endomarketing


INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como Objetivo geral, identificar a real necessidade da implantação do sistema de Endomarketing na empresa. Trazendo através de pesquisas realizadas, dados que comprovam o grau de satisfação do cliente interno.

O endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a melhoria do clima organizacional, facilitando as relações entre patrão e funcionário.O marketing interno está diretamente ligado ao departamento de recursos humanos da empresa.

Os colaboradores fazem parte do processo de conquista, encantamento e fidelização desses clientes externos. E tudo que é feito dentro da empresa, seja bom ou ruim, reflete no cliente externo. Por isso é importante o endomarketing, afinal, se o cliente interno está satisfeito, assim ele poderá fazer bem o seu trabalho e encontrar o cliente externo, que é o que mantém a empresa de pé. Você vende bem seu produto ou serviço quando você o conhece e acredita nele, caso contrário você não possui argumentos favoráveis à venda do mesmo. No entanto, se você conhece e se sente satisfeito com o produto que vende, conseguirá com facilidade transmitir essa nostalgia ao seu cliente, fazendo assim com que ele se entusiasme, compre seu produto e seja feliz. Tudo isso graças ao endomarketing e a outras ferramentas.

Hoje, fala-se em valorização do recurso humano dentro da empresa. É muito discutida a questão da qualidade de vida no trabalho, afinal passam-se em torno de 8 horas diárias ou mais trabalhando. O fator humano tem sido estudado sob esse ângulo. As empresas estão procurando melhorar este tempo em que os funcionários dedicam ao trabalho. Algumas empregam técnicas de ginástica elaboral e até salas de recreação e de descanso; mas tudo isso é de acordo com o trabalho que cada um realiza.

Os benefícios que as empresas fornecem aos seus funcionários também é uma forma de endomarketing, e isso leva a satisfação desses clientes internos. Dessa forma, pretendo estabelecer um projeto de endomarketing com a finalidade de mostrar para as empresas a grande importância de implantação do marketing para clientes internos e o rendimento através de resultados obtidos pela satisfação do cliente interno.


Formulação do Problema

A empresa MV CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO não oferece aos seus funcionários e clientes um ambiente de prazer para o andamento e desenvolvimento do trabalho.Por se tratar de uma empresa de contabilidade e administração de empresas externas os funcionários passam a maior parte do tempo prestando serviços para outras empresas.

Quando não estão nas ruas prestando serviços são obrigados a ficarem no escritório contábil realizando alguma tarefa na parte burocrática ou revisando trabalhos finais, Não podendo conversar e praticar leituras, mesmo que a leitura e ou conversa esteja relacionada ao tipo de trabalho sobre: fiscalização, departamento de recursos humanos, entre outros.

Não e permitido liberdade, o que gera fofocas e intrigas desagradável e acabam ocorrendo brigas, pois se um colega de trabalho percebe que o outro colega está praticando algo que não é permitido, este o entrega ao contador.

Não há um clima de amizades entre eles e sim uma disputa de quem e melhor do que o outro. Outro fato que gera problemas é a falta de discrição do contador quando quer chamar atenção de alguém , o exporro ou lavagem celebral, por assim dizer é dada na frente de todos, não levando em consideração a humilhação que o funcionário irá passar perante aos outros colegas.

Além dos problemas ocorridos anteriormente existem outros fatores, como motivar esses funcionários.

Apartir do momento que uma pessoa e contratada e começa a fazer parte do quadro de funcionário da empresa, ele ou ela é submetido a uma série de provas, entrevistas, análise e currículo.No inicio do mês os funcionários realizam um curso de aperfeiçoamento dado pelo contador..

Este curso é explicado o valor salarial de acordo com o mercado de trabalho, e que à medida que a empresa for proporcionando novos clientes será acrescentada gratificações.Isso jamais ocorreu na empresa, a empresa possui 50 ( cinqüenta) clientes no Estado do Rio de Janeiro.

Há uma qualificação de cargos de acordo com o tempo de casa e desempenho funcional, que só existe no papel.

Processo de promoção:

1 – Office-boy, 2 – Moto-Boy, 3 – Aux.Contabil, 4 – Aux. Contábil e Fiscal e 5 – Contador ( esse só com formação em contabilidade e o CRC).

É muito difícil a empresa promover algum funcionário, quando ocorre uma vaga eles preferem contratar novas pessoas alegando que essas pessoas possuem mais experiências em vez de darem uma oportunidade aos funcionários da empresa.

Com tudo isso é difícil motivar o funcionário principalmente com o salário bem abaixo do mercado e sem bonificações.

Por todos esses acontecimentos já mencionados dentro da empresa, é difícil o funcionário permanecer na empresa por muito tempo. O principal fator é o baixo salário e a falta de incentivo.


Metodologia Utilizada

As práticas de Endomarketing são bem vindas em qualquer organização e em qualquer momento. Reestruturar e qualificar a comunicação interna são o caminho certo para satisfazer os clientes internos. É necessário reeducar os colaboradores oferecendo-lhes conhecimento da visão, missão e valores da empresa, isto é, compartilhar os objetivos da organização e fazê-los caminhar com as vitaminas impulsionadoras de satisfação para atingir resultados. Desta forma estaremos gerenciando estratégias e atitudes.

Atualmente, algumas organizações que não investem em clientes internos já estão perdendo na qualidade dos serviços prestados ao cliente externo. Estamos na era da competitividade onde ganha não quem sabe fazer, mas quem faz melhor.

Por observarmos isso, devemos mudar a maneira de pensar e analisar novas idéias, como a do marketing para clientes internos. E este é o grande objetivo de meu projeto, implantar na mente dos empresários a nova concepção de trabalho, onde o funcionário é o grande colaborador da empresa, sendo assim valorizado por seus esforços e trabalhos através de diversos benefícios e programas de incentivo e motivação.

Implementando o processos de endomarketing:

  • Projeto de DIFUSÃO CULTURAL = Projeto kaizem zero e Todos os Problemas São Problemas de Todos.
  • Projeto de Segurança Cultural = Vamos levante-se da cadeira e ande deixe de ser um BG.
  • Projeto Avançado.

PROJETO KAIZEN ZER0

O Kaisen Zero é para estabelecer e concretizar a prática inicial dos valores essências e o estabelecimento de um clima adequado nas relações interpessoais. Não possui igualdade em relação a outros projetos. É a base, o pré-requisito de todo processo de mudança para a qualidade total pelo comprometimento.

Principais objetivos:

  • Estabelecer uma linguagem comum e simples a todos os funcionários.
  • Comprometimento lento e gradual das pessoas com a nova cultura implantada.


TODOS OS PROBLEMAS SÃO PROBLEMAS DE TODOS

É sabido que é responsabilidade de todos os funcionários de uma empresa busca soluções para os problemas que afetam o trabalho.

Infelizmente não existem sistemas formais de comprometimento dos indivíduos e o que mais se escuta são críticas daqueles que apenas se envolvem, sem realmente fazer algo para a solução dos problemas comuns.

Principais objetivos:

  • Proporciona um sistema formal de apresentação de problemas e sugestões por parte dos grupos de trabalhos, dentro da cultura empresarial onde "todos os problemas são problemas de todos".
  • Desenvolver positivamente a auto-estima das bases de funcionários, através da valorização e conscientização das suas opiniões, da participação e do desenvolvimento da criatividade de cada um.
  • Gerar o hábito da crítica construtiva.

Principais reforços de valores:

  • Auto-estima: todos opinam e se consideram importantes por poder dar sugestões para a melhoria da empresa.
  • Empatia: reforça o comprometimento das pessoas, permitindo que saiam de si mesmas e coloque-se no lugar do coletivo, ou seja, vestir a camisa como se fosse o dono da empresa
  • Afetividade: ninguém e melhor do que ninguém, sendo de igual importância opinião de cada um. Criando ema dinâmica de grupo, de aproximação.
  • Transparência: exercita o comportamento individual de cada um, colocando suas preocupações, sugestões, eliminando a hipocrisia, a omissão.
  • Valorização do esforço, iniciativa e da criatividade: pelo incentivo e determinação a crítica construtiva.


LEVANTE-SE DESSA MESA E DEIXE DE SER UM BG

É um projeto que, ao ser desenvolvido e praticado, garante que a base cultural estabelecida vai ser desenvolvida, principalmente pelos diversos níveis de chefias. Faz que as chefias envolvidas e não comprometidas com o desenvolvimento cultural corram o risco de serem identificadas. São eles que garantem o desenvolvimento adequado dos projetos básico de difusão cultural.

No cenário mundial, paradoxalmente à concorrência acirrada, o acesso a novas tecnologias é possível a todos. Qual é, então, o verdadeiro diferencial entre as empresas? A resposta, todos nós sabemos: são as pessoas, que precisam estar comprometidas com resultados e motivadas para caminharem por novos processos. As organizações não pensam mais em colaboradores que cumpram apenas suas obrigações. Querem muito mais: querem pessoas que criem, que ousem, que inovem, que desafiem os desafios, que sejam puras energia, que tenham "deuses" dentro de si (entusiasmo).

No entanto, ao mesmo tempo em que querem e precisam de tudo isso, esquecem-se de que os seres humanos são donos exclusivos de sua força e vontade interiores. Muitas pessoas e organizações se decepcionam dizendo que "nós fizemos isso ou aquilo, demos isso ou aquilo outro", e mesmo assim nada mudou. Por isso, embora a nossa pergunta inicial pareça simples (e se espera que tenhamos a receita do bolo...), é preciso uma reflexão maior sobre o processo motivacional do ser humano. O ponto de partida é estabelecer uma diferenciação entre motivação e movimento, confundidos com freqüência.

Pessoas em movimento são aquelas que apresentam comportamentos que foram sendo aprendidos e portanto se estruturaram ao longo dos anos pelas recompensas recebidas. Nesse sentido, é possível dizer que pessoas sejam movimentadas (não motivadas!) por outras, bastando para tanto que recebam delas os reforços positivos ou negativos conforme a orientação que se pretenda imprimir ao comportamento. São os fatores externos (de punição ou recompensa) que impulsionam ou retêm a ação. A pessoa "movimentada" necessita do condicionamento externo ininterrupto, seja ele positivo ou negativo, para continuar ou interromper o seu agir.

O que fazer então? Como conseguir que os colaboradores se motivem? Não deixando que eles se desmotivem! O Chefe não mais concentra sua energia em motivar as pessoas, mas em reduzir ou eliminar fatores que possam vir a desmotivá-las. Ele tem que ter claro que ações como não cumprimentá-los, chamar a atenção na frente de outros, invadir espaços previamente definidos, não dar apoio psicológico (ouvir e ser empático), designar duas pessoas simultaneamente para realizar a mesma tarefa, comparar desempenho de uma pessoa com outra, dentre outras, são ações que desmotivam.

Por outro lado, os incentivos e estímulos aos colaboradores são fundamentais :

O incentivo provoca o motivo.

Quatro pontos se destacam para que se estimule o processo motivacional :

1 - A perspectiva de futuro / os desafios

2 - O afeto / o reconhecimento

3 - O poder / o prestígio

4 - A participação / a realização

Apresentar às pessoas uma visão clara do futuro da organização como um todo, e mais especificamente do trabalho a ser realizado, dando-lhes ainda a dimensão e a oportunidade de encarar e vencer os desafios são estímulos concretos às necessidades de estima.

Reconhecer um bom trabalho realizado, demonstrar afeto, promover a integração das pessoas e proporcionar feed-backs construtivos são elementos poderosos para se atender as necessidades afetivo-sociais.

Pessoas que sentem ter poder (de criar, de contribuir, de realizar, de acrescentar, de decidir e outros mais) se sentem também prestigiadas, valorizadas e motivadas a corresponder a expectativas cada vez maiores. Por fim, perceber-se participante integral desse processo todo como indivíduo indivisível - aquele que não se divide e é considerado no seu todo (ser bio-psico-social), leva ao profundo sentimento de realização, despertando a busca do autoconhecimento e do autodesenvolvimento. A energia interior gerada se exterioriza sob a forma de ações/atitudes que demonstram comprometimento com as metas e resultados a serem conquistados. São estes os profissionais do futuro.


PROJETO AVANÇADO

É aquele que trabalha com a combinação da motivação psicológica e material, gerando desafios individuais e coletivas distribuídas recompensas em dinheiro em função dos resultados obtidos. Não podem ser implantados sem que o nível cultural tenha evoluído significativamente no campo do comprometimento.

Tem uma característica interessante, que é a fundamentação no mérito coletivo, que na verdade está intimamente ligada ao esforço individual ao mérito de cada um.Esse projeto desenvolve a integração dos seus recursos humanos, pois todos os problemas são agora de todos realmente e aqueles que não querem participar corretamente são fortemente pressionados pelo o grupo.

Tem como principais objetivos:

  • Criar um sistema de avaliação coletiva, por área de trabalho, visando à premiação de cada um dos seus componentes em função dos resultados obtidos por todos.
  • Avaliar, através da mensuração dos resultados, quais áreas necessitam de maior ajuda e acompanhamento técnico operacional.
  • Gerar, em toda empresa, o espírito de unidade de time sadio com capacidade de realizar bem o resultado, aceitando sempre novos desafios.


CONCLUSÃO

A adoção de um programa de Endomarketing, pelas organizações, está longe de se confundir com benesse ou paternalismo, visto que tem representado um diferencial competitivo para as que o utiliza. Devendo ter, isto sim, um sentido de atualização na gestão de Recursos Humanos. Para uma efetiva ação do Endomarketing, os desafios são muitos e complexos. Várias são as barreira a serem vencidas pelas organizações, que almejam um futuro dinâmico e participativo, de forma a se adequar aos modernos conceitos de mercado, e aumentar as suas chances de sobrevivência e sucesso. O Endomarketing deve buscar a revitalização da idéia de que as organizações e os indivíduos são interdependentes no alcance de seus objetivos. Assim, torna-se necessário incorporar a esta ação, uma noção de comprometimento, para que não se torne apenas um castelo nas nuvens, sem alicerce, mas que represente uma forma de despertar e desenvolver, em seus colaboradores, criatividade e competência técnica e pessoal, além de propiciar uma participação dinâmica e efetiva, no processo de conquista e manutenção de clientes, para que ambos (indivíduos e organizações)se conscientizem dos passos necessárias para evitar o fracasso, e chegar ao sucesso que, neste caso, será compartilhado.

A organização deve estabelecer uma parceria não só com o cliente, mas também com o seu funcionário já que sem sua cooperação em qualquer plano está fadado ao insucesso. Quanto mais consciente do cliente e de sua posição forem os empregados melhor o impacto sobre a qualidade.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
:

Cerqueira, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade/Wilson Cerqueira. – Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1999

Bekin, Saul Faingaus. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: Makron Books

Brandão, Norma Lúcia Sander. Ninguém motiva ninguém. Online. Internet. http://www.ahmg.com.br/motivaca.htm.

Brum, Analisa de Medeiros. Endomarketing: Estratégia de Comunicação Interna para Empresa que buscam a qualidade e a Competividade – Porto Alegre RS: Comunicação Integrada de Editores, 1994

Comentários