Amigo Nerd.net

Novas Tecnologias Pós-Guerra

Autor:
Instituição: UNIME
Tema: A Mudanças das Novas Tecnologias Pós-Guerra

A Mudanças das Novas Tecnologias Pós-Guerra


Unidade é um setor do texto que forma uma totalidade de sentido. Assim, pode-se considerar o texto, uma seção, ou qualquer outra subdivisão. Partindo deste princípio, este trabalho foi desenvolvido a partir da leitura do Livro "Administração em Tempos Turbulentos", do capítulo Administração das mudanças e da inovação:

O texto, apresentadas por Peter F. Drucker, informar sobre a importância da tecnologia pós-guerra, citando o desenvolvimento de países como Japão, Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e outros, o surgimento de grandes cientistas e filósofos e os seus descobrimentos. Enfatizando os acontecimentos que deram geraram impactos para a civilização como a Primeira Guerra e Segunda Guerra Mundial a importância dos desenvolvimentos, demonstrando nas décadas cinqüenta, sessenta teve como base de conhecimento na primeira guerra, décadas de Setenta, vinte e quarenta demonstrando o surgimento de novas tecnologias.

Peter Drucker nasceu em 1909 em Viena. Mesmo depois de ter vivido nos EUA por mais de 60 anos, ainda apresenta forte influência da Europa central. Sua lógica é infalível, e ele parece ter uma memória perfeita de fatos, números e cases que usa abundantemente para ilustrar as idéias que expõe. Seus textos foram mais lidos e fundamentaram mais conquistas de que qualquer outro pensador de administração. Mas são as apresentações de Drucker como professor, tanto em universidades como em todo  tipo de fórum de administração, que têm impressionado duas gerações de executivos. Ele representa atualmente nos EUA a tradição intelectual da Europa central na qual ele nasceu, combinando distinção acadêmica com aplicação prática.

Escreveu o primeiro livro de administração, Concept of the Corporation, em 1946, baseado nos seus estudos sobre a General Motors. Mas The Pratice of Management (1954) inventou a gestão como disciplina. Drucker dividiu o trabalho dos gestores em seis tarefas: definir objetivos, organizar, motivar, comunicar, controlar, formar e motivar pessoas. Além de cunhar idéias como as da privatização e da gestão por objetivos, lançou o profético livro The Age of Discontinuity (1969), onde anunciou a chegada dos trabalhadores do conhecimento. Nos últimos anos, tem estudado o tema da gestão de organizações não lucrativas.

Na opinião do autor, a tecnologia pós-guerra teve um impacto sobre o desenvolvimento tecnológico como na medicina, telecomunicações, Informática criação de novos equipamentos e o surgimento de industrias. Demonstrando assim o grande choque que sofreu a civilização.

"Ficando claro através dela que a tremenda quantidade de novos conhecimentos adquiridos nos trinta anos após a Segunda Guerra começa hoje a ter um Impacto sobre a tecnologia. O conhecimento se transforma em desempenho, e isto significa rápidas transformações." Tendo assim mudanças em diversos setores Sociais em vista que as transformações aceleradas. Havendo maiores mudanças na forma de administração das empresas, economicamente operando assim com qualidade na produção e eficácia. Abrindo campos para novas fontes de experiências desenvolvimentos, tais como; fonte de energia, aço, sistemas de comunicação, editorial, medicina, medicamentos, informática, Eletroeletrônicos e outros.

Nos tempos atuais, "É portanto razoável supor que as gigantes de amanhã serão empresas que não existem hoje ou que são pequenas a ponto de serem quase invisíveis. Não obstante, as inovações do futuro terão que parti, hoje mais do nunca, das grandes companhias já existentes." Desde modo todos competem com todos e no mercado terá mais oportunidade aquele que teve mais conhecimento e sistemas de alta capacidade.

Em todo o Mundo, os anos pós-guerra, de 1945 a 1970, houve um crescimento na Tecnologia quanto na Economia; crescimento este que fez com que a tecnologia tivesse uma grande expansão em todas as partes do globo, decorrente da penetração do Exército e sua tecnologia nas partes mais remotas do planeta, durante a segunda Guerra.

Embora a penetração da tecnologia tenha acelerado nestes 25 anos após a Guerra, a maioria da tecnologia continuou embasada na ciência e nos conhecimentos anteriores à primeira Guerra, exceto o Computador e a Medicina, esta última, obteve vários avanços principalmente durante à Segunda Guerra Mundial.

É importante ressaltar, que o período de 25 anos pós guerra não foi um período de inovação; foi um período de modificação, ampliação e exploração tecnológica. Já a década de 80 foi um período de impacto tecnológico e inovações.

Peter Druker prevê as mudanças tecnológicas que houve no setor de comunicações, comunicação eletrônica, telefonia, eletrônicos em geral e grandes mudanças tecnológicas no campo da saúde, como bioeletrônica e biogenética na década de 80 e 90.

O Texto em síntese, demonstra que em tempos turbulentos os metabolismos econômicos certamente se aceleram, mas a grande empresa que se organizar com vistas sempre à Inovação, terá sempre uma vantagem: os recursos humanos e de capital para inovar dentro das atuais condições tecnológicas e de mercado.

Comentários


Páginas relacionadas