Amigo Nerd.net

Organização - Estrutura Rígida versus Estrutura Flexível

Autor:
Instituição: UNIPAC
Tema: Cultura Organizacional


Organização – Estrutura Rígida x Estrutura Flexível


Introdução

Neste trabalho demonstraremos na prática o que é uma Organização, focando nas duas estruturas orgânicas possíveis: estrutura rígida - hierárquica e a estrutura flexível.

Na fala de peças-chaves de uma empresa como: Empreendedor, Vendedor, Cliente, Fornecedor, Contador e o Colaborador (Operário), demonstraremos a respectiva visão, referente ao cenário vivido.

Portanto, segue abaixo as estruturas orgânicas e suas características aplicadas.


1) Empresa Flexível:

1.1) Empreendedor:

A minha empresa tem como missão alinhar qualidade de produção com satisfação da equipe funcional.

Agora posso dizer que a empresa é nossa, e, tem o objetivo de atender às necessidades dos clientes internos e externos.

Tenho um administrador que facilita os processos com agilidade e competência, onde com um organograma, distribuímos as funções e com fluxogramas, uma melhor divisão de trabalho.

Isso tudo, com muita motivação, despertando nos funcionários um sentimento positivo, de orgulho em fazer parte desta organização que contribuirá para garantir realizações relevantes para o sucesso da empresa, principalmente na execução de tarefas difíceis.

Com isso fomentamos o esforço coletivo e a iniciativa individual numa busca constante de baixos custos, mas valorizando a qualidade, onde toda a equipe sente-se orgulhosa do que fazem. As responsabilidades são flexíveis destacando sempre inovação e eficiência. Quando as metas são atingidas premiamos as equipes com um troféu que chamamos de “os vencedores”.

Posso dizer que somos auto-burocratas, com responsabilidade compartilhada, em busca de um bom desempenho e equilíbrio entre as relações formais e informais.

Quanto ao nosso cliente externo, é dada toda atenção no atendimento, antes, durante e na pós venda.

Ouvimos o cliente e dentro do possível, atendemos suas necessidades e expectativas.

Com nossos fornecedores procuramos fazer parcerias, valorizando com preço de mercado e incentivando sempre a buscar melhor performance de qualificação, além de participar dos programas que nosso departamento de marketing apresenta, sempre que temos qualquer inovação.

O objetivo é que nossos fornecedores trabalhem para oferecer matéria-prima de boa qualidade, sabendo que a responsabilidade compartilhada, terá garantia de sustentabilidade, tendo orgulho em ser um colaborador da nossa empresa.

Respeitamos e valorizamos nossos colaboradores, bem como seus dependentes, oferecendo benefícios como: plano de saúde, ticket alimentação e vale transporte.

Procuramos descobrir “talentos” em nossa empresa, ao invés de contratarmos pessoas de fora.

1.2) Vendedor:

Sou vendedor desta empresa e estou muito satisfeito com a gerência e colegas de trabalho.

Aqui o gerente escuta minha opinião dando todo suporte para resolver da melhor maneira possível os problemas que surgem. E com isso ganho credibilidade com os clientes, consequentemente ganho mais comissão.

Todos os dias acordo motivado a vender cada vez mais.

Sinto valorizado e respeitado, onde todos me chamam pelo nome.

Tenho orgulho em trabalhar na melhor empresa da cidade.

O meu cliente hoje, é o meu patrão, procuro atender sua expectativa para que ele volte sempre, ou seja, para fidelizá-lo.


1.3) Cliente:

Gosto de comprar nesta empresa!

Logo quando chego, sou bem atendido e, sempre tem uma moça com um sorriso para me oferecer um cafezinho ou uma água, isso me faz sentir a vontade e importante.

Os vendedores aqui, buscam resolver o que preciso, me entregam com rapidez, e, quando chega alguma novidade, me ligam avisando e ainda possuem preços mais baixos, prazos atrativos, mantendo qualidade e atendimento.


1.4) Fornecedor:

Tenho muito orgulho em ser fornecedor desta empresa. Nunca tive problemas. Sempre pagam na data marcada e as pessoas que me recebem, são atenciosas e compreensivas.

Quando algum item está errado, educadamente me informam, é quando procuro repor o mais rápido possível, pois sei que esta empresa é séria e precisa atender seu cliente.


1.5) Contador:

A interatividade de informações entre os departamentos desta empresa, facilita muito meu trabalho, e principalmente a ética com que propõe a desempenhar com seu quadro de funcionários e fornecedores.

Faço parte de uma organização que está disposta a ouvir e refletir, buscando opções de equilíbrio do ativo e passivo, trazendo sempre um resultado de liquidez.

Procura cumprir todas as suas responsabilidades com o município, estado, pagando em dia a tributação devida.

Também estamos inseridos na Responsabilidade Social, com projetos para preservar o meio-ambiente.


1.6) Colaborador (Operário):

Meu serviço é pesado, cansativo, mas me sinto orgulhoso em trabalhar nesta empresa, pois tenho sempre treinamentos para melhorar minhas atividades, ou seja, estou me qualificando.

Quando cumprimos a meta estipulada pela gerência, ganhamos um troféu, valorizando e reconhecendo nosso esforço alcançado.

Quando tenho algum problema, sou ouvido com respeito, seriedade e sempre me ajudam a resolvê-lo.

Minha família me incentiva a continuar nesta empresa, pois quando é aniversário da minha esposa e dos meus filhos, ganhamos sempre uma surpresa em casa.

Às vezes penso que meu salário é pouco, mas quando lembro o quanto sou importante e valorizado pela empresa, me dá mais vontade de ir trabalhar no dia seguinte, com muito entusiasmo, digo que faço parte da melhor empresa da cidade.


2) Empresa Rígida - Hierárquica:

2.1) Empreendedor:

A estrutura da minha empresa é extremamente rígida e, temos grande ênfase na hierarquia, onde o poder é totalmente centralizado e as responsabilidades estão inseridas no dia-a-dia de cada um.

Trabalhamos com a mais alta tecnologia, buscando sempre inovar e, contando com profissionais altamente qualificados, pois temos índices a superar, porque sempre buscamos atender nossos clientes com excelência e qualidade.

Devido a isso, nosso lema é: “Cliente satisfeito, funcionário satisfeito”, pois é ele que garante o fluxo de trabalho, ou seja, nossa mão-de-obra.

Para garantirmos a continuidade dos processos, criamos normas, políticas e procedimentos que devem ser seguidas a risca, conforme a rotina de trabalho, pois assim, contribuiremos para a exatidão dos resultados.


2.2) Vendedor:

Metas elevadas, índices altos e objetivos inatingíveis, são fortes características do nosso cenário atual, pois quando estamos próximos do % de vendas proposto pela empresa, rapidamente o gerente eleva o %, pois na sua visão, estaremos sempre em busca do maior % e assim poderemos superar um dia.

Para vender é preciso encantar os clientes, o que não é uma tarefa muito fácil, principalmente porque não oferecemos nenhum benefício como: descontos, prazo entre outros, portanto, para fidelizá-los “sacrificamos” nosso atendimento, sendo algumas vezes cansativos, na insistência da compra.

Nossa responsabilidade é muito alta, porém não adianta, pois, não temos autoridade para tomar as decisões, deixando com que os clientes fiquem insatisfeitos e, na maioria das vezes, quem poderá solucionar o problema será o gerente, assim nos transformamos em funcionários ineficientes.


2.3) Cliente:

Tenho uma reclamação a fazer: quero saber realmente quem manda aqui, porque não consigo resolver um problema simples de uma peça que veio com defeito e, para ser trocada depende da aprovação do gerente. O defeito era visível e os funcionários me deram razão.

Tem 4 dias consecutivos que venho aqui para tentar resolver amigavelmente esse problema, e tenho que falar com “um tal” de gerente, que nunca está, e, só ele pode resolver meu problema. Como? Não entendo como uma pessoa possa resolver o meu problema, se ela nunca está presente e ainda ocupa um cargo tão importante nessa empresa.

Sinto constrangido, pois mesmo sabendo que o caso já foi passado para o respectivo gerente, o mesmo não deu a devida atenção e respeito que eu mereço, nem um simples telefonema.

Por certo estão sobrando clientes!


2.4) Fornecedor:

Sou responsável pelo fornecimento de grande parte da matéria-prima necessária no processo de produção desta empresa, e, é um grande desafio para nós, atendermos os prazos estabelecidos, pois são sempre muito acirrados, não nos dando nenhuma flexibilidade, até mesmo em uma negociação.

Além do mais, temos uma dificuldade com a grande burocracia exigida, pois são ilimitados papéis a preencher e tudo deve estar de acordo com os padrões exigidos, senão a carga é devolvida.

A cada dia que passa, as normas são criadas por essa empresa, não sabemos até quando conseguiremos atendê-la, ou melhor, se alguém conseguirá.


2.5) Contador:

Trabalho em uma empresa que cumpre suas datas de responsabilidades com rigor e competência.

Sua tributação é evidencialmente alta, pois, não há compensações tributárias, como por exemplo, em obras sociais.

São autoritários e exigentes; benefícios, normalmente não são concedidos ao seu quadro de funcionários.

Também me facilita quanto às folhas de pagamento mensais, férias, 13º salário e outros, por cumprir somente o estipulado pela gerência e Convenção do Sindicato.

É uma boa empresa, pois normalmente executa apenas o estabelecido.

Também é uma empresa sólida, que cumpre com suas obrigações com o governo, pagando todos seus tributos em dia.


2.6) Colaborador (Operário):

Trabalho nesta empresa há 15 anos e até hoje, recebi apenas uma promoção, além disso, nunca tivemos participação nos resultados, na verdade não sabemos nem do quanto se trata.

Trabalhar, trabalhar, trabalhar, é só isso que fazemos. Não temos nenhum intervalo a não ser para almoçar e, a cada dia que passa a produção só aumenta.

Nossas tarefas são repetitivas e sinto fortes dores na coluna e, o médico mandou para a empresa um laudo do meu problema dizendo que seria necessário me transferir para outra função. Só que isso não aconteceu e, como preciso do emprego o remédio é deixar a dor passar!


3) Conclusão:

Com a encenação apresentada sobre as estruturas orgânicas, concluímos que no cenário globalizado, devemos promover a capacidade de despertar o orgulho dos envolvidos e canalizar esse sentimento em fator competitivo crescente de valores.

Fomentar o esforço coletivo e a iniciativa individual, desde o chão de fábrica até o estratégico.

Com a missão e o objetivo da empresa estabelecidos, desenvolve-se a estrutura da Organização para alcançar o sucesso almejado.

Foi demonstrado na prática, as características das estruturas orgânicas, onde vale ressaltar o que priorizam:


Estrutura Flexível:

Apresenta pouca ênfase na hierarquia, responsabilidades flexíveis e continuamente em redefinição.

Seu ambiente muda rapidamente e apresenta uma certa instabilidade e imprevisibilidade.


Estrutura Rígida - Hierárquica:

Precisa de tarefas e responsabilidades extremamente definidas e um fluxo de comunicação verticalizado de cima para baixo. Trata-se de uma estrutura mecânica e que apresenta um ambiente previsível.

Na proporção em que as Organizações se expandem e diversificam seus serviços e produtos, sua estrutura e relações mudam. Apresentando uma necessidade de burocratizar, onde é preciso que busque o equilíbrio, pois quanto maior a burocratização, mais rígida será sua estrutura no que tange principalmente, suas políticas, regras, normas e procedimentos.

Quanto menor a burocratização, mais flexível será a Organização, trazendo um equilíbrio entre relações formais e informais, diminuindo os níveis hierárquicos.


Bibliografia:

DIAS, Reinaldo. Cultura organizacional, Coleção Administração & Sociedade Campinas – SP, EDITORA Alínea, 2003.

Comentários


Páginas relacionadas