Amigo Nerd.net

Recrutamento e Seleção

Autor:
Instituição: Universidade Santa Cecília
Tema: Recrutamento e Seleção

O Recrutamento e Seleção de Pessoal


Os indivíduos e as organizações estão engajados em um contínuo processo de atrair uns aos outros. Da mesma forma como os indivíduos atraem e selecionam as organizações, informando-se e formando opiniões a respeito delas, as organizações procuram atrair indivíduos e obter informações a respeito deles para decidir sobre o interesse em admiti-los ou não. Do ponto de vista da organização, o processo de atração e escolha não é simples e define-se através do processo de recrutamento e seleção de pessoas.

O recrutamento

Trata-se de um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. Aliás, a função do recrutamento é a de garantir à seleção a existência de matéria -prima básica (candidatos) para o seu funcionamento.

A seleção

A seleção é um processo de comparação entre os requisitos exigidos pelo cargo e as características oferecidas pelos candidatos. Em todos os casos a responsabilidade é do staff. O primeiro passo de seleção consiste na obtenção de informações sobre o cargo a preencher. O segundo passo define-se pela obtenção de informações sobre os candidatos, através da aplicação de técnicas de seleção: como a entrevista, as provas de conhecimentos ou de capacidade, os testes psicotécnicos e as técnicas de simulação.

A avaliação dos resultados de avaliação pode ser feita através de certos indicadores genéricos ou através de um quociente de seleção.

 

1- Fontes de recrutamento

O recrutamento nem sempre procura envolver todo o mercado de recursos humanos. O problema básico de uma organização é encontrar as fontes de recrutamento que lhe interessam especificamente, para nelas concentrar os seus esforços de procura de candidatos. Deste modo, uma das fases mais importantes do recrutamento é a identificação, seleção e manutenção das fontes que podem ser utilizadas adequadamente como mananciais de candidatos que apresentam probabilidades de atender aos requisitos pré-estabelecidos pela organização. A identificação, a seleção e manutenção das fontes de recrutamento constituem uma das maneiras pelas quais a gestão dos recursos humanos pode :

Em muitos casos estas fontes de recrutamento são empresas independentes que realizam todo o processo de recrutamento, seleção e até de alguma formação para toda e qualquer empresa que requisite os seus serviços.


Situação em Portugal relativamente à escolha de fontes de recrutamento

Com base no progresso tecnológico que temos vindo a viver, a comunicação entre as pessoas tem-se tornado cada vez mais simples. Para que haja uma reunião entre duas ou mais pessoas, a fim de se debater um determinado assunto, hoje em dia pode ser usada a vídeo-conferência. Basta um terminal de computador, uma ligação de rede e o sistema de vídeo, que todas as pessoas envolvidas se podem fazer ouvir e ver. Com a diversificação da prestação de serviços ao público em geral é possível hoje em dia obter informações sobre EMPREGO, por via eletrônica, mais propriamente pela INTERNET. Por exemplo, uma empresa consultora de recursos humanos já tem uma página na Internet, com vista à divulgação de serviços e posterior contacto.

Em Portugal, o recrutamento e seleção de potencial humano, ainda são feitos maioritáriamente pelo contato direto entre as pessoas. Tanto as empresas recorrem ás consultoras a fim de obter funcionários com vista a satisfazer as suas necessidades, como quem precisa de emprego, acaba muitas vezes por recorrer a essas mesmas consultoras. É claro que o contacto direto entre a entidade empregadora e o/a possível funcionário/a é mais difícil de se controlar, dado o natural e habitual sigilo entre ambos. Contudo, e apesar das empresas consultoras nacionais continuarem a recorrer a anúncios em jornais para efetuar o recrutamento de candidatos a um emprego, esta situação tende a mudar com a Internet, que passa a ser um meio mais viável (eficiente) de aproximação ao mercado de emprego.


Vantagens e desvantagens nas diferentes fontes de recrutamento

As vantagens da utilização da Internet como fonte de recrutamento, são muitas, quer para as empresas consultoras, quer para os candidatos que assim vêem as suas despesas publicitárias e de envio de CV (que muitas vezes não chegam ao destinatário) compensadas. A utilização desta técnica no estrangeiro encontra-se muito divulgada, principalmente na contratação de recursos vindos do estrangeiro.

Perante tal fato, é urgente a sensibilização para os benefícios desta ferramenta por ambas as partes. Em Portugal, a Internet como meio de efetuar recrutamento não apresenta ainda a credibilidade suficiente relativamente aos hábitos tradicionais.

Porém, este moderno meio carece do contacto humano tão importante quando se pretende caracterizar o perfil social e psicológico do potencial candidato ao emprego.


2- Meios de recrutamento

Existem dois meios de recrutamento: o recrutamento interno e o recrutamento externo.

O recrutamento é interno quando havendo determinada vaga, a empresa procura preenchê-la através da reorganização dos seus empregados, que podem ser promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal). Este meio de recrutamento exige uma intensa e contínua coordenação e integração do órgão de recrutamento com os demais órgãos da empresa.

O recrutamento é externo quando, havendo determinada vaga, a organização procura preenchê-la com pessoas estranhas, ou seja, com candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento. Estas técnicas de recrutamento não são mais do que um conjunto de métodos através dos quais a organização aborda e divulga a existência de uma oportunidade de trabalho junto das fontes de recursos humanos mais adequados.

Vantagens e fatores favoráveis do recrutamento interno/externo

VANTAGENS

Interno

Externo

Mais económico, pois dispensa o trabalho de empresas de recrutamento Maior leque de escolha
Melhor aceitação da Informática Maior facilidade de aprendizagem
Política de pessoal mais motivadora Possibilidade de selecção mais exigente
Técnicos mais integrados na empresa Experiências novas para a organização
Desenvolvimento de um espírito sadio de
competição entre o pessoal
Renova e enriquece os recursos da organização


FATORES FAVORÁVEIS

Interno

Externo

Política pessoal orientada para a valorização dos recursos humanos Política geral de criação de postos de trabalho
Política geral de contenção do pessoal Empresa sem excedentes de pessoal ou com excedentes não "reconvertíveis"

 

Candidatos com ou sem experiência

No recrutamento externo poder-se-á recorrer a candidatos com ou sem experiência. Seguem-se algumas das vantagens e fatores favoráveis associados a estas duas tomadas de decisão.

VANTAGENS

Com experiência

Sem experiência

Maior produtividade Remunerações mais
compatíveis com as da
empresa, em geral
Maior rentabilidade Maior facilidade de incutir
métodos e hábitos de
trabalho
Maior segurança Maior probabilidade de
continuação na empresa
  Maior facilidade de
adaptação á empresa

 

FACTORES FAVORÁVEIS

Com experiência

Sem experiência

Necessidade de obter resultados mais rápidos Viabilidade de assegurar formação e
enquadramento ao pessoal a admitir
Nível salarial competitivo no mercado Existência de um planejamento a médio/longo
prazo


Relativamente ao recrutamento resta referir a necessidade de estabelecer um equilíbrio adequado entre quadros experientes e não experientes, considerando as cargas de trabalho, os prazos, a natureza dos projetos e a capacidade de enquadramento dos inexperientes feita por técnicos experientes. Uma empresa não pode crescer rapidamente com uma grande introdução de pessoal sem experiência: há que dosar o número de pessoas com ou sem experiência que entram, em toda e qualquer empresa.


RESUMO

Recrutamento e Seleção de Pessoal

É o processo pela qual organizações e indivíduos se atraem, onde o indivíduo será escolhido para fazer parte de uma organização.

Recrutamento

São vários procedimentos que visam atrair o maior número de candidatos qualificados e capacitados para exercerem as funções necessárias dentro da organização. Com isso da maior opção de escolha no processo de seleção.

Seleção

É a análise do staff sobre candidatos observando se as características dos indivíduos se encaixam aos requisitos pré-estabelecidos pela empresa. Isto é feito através de algumas técnicas de seleção: entrevista, prova de conhecimento e capacidade, teste psicológico e técnico.

Os resultados são obtidos através de indicadores ou do número de candidatos que permaneceram até o final do processo seletivo, para o preenchimento da vaga.

Fontes de Recrutamento

A organização tem dificuldade em encontrar fonte de recrutamento que consiga atender especificamente seus interesses, como a internet.

A identificação correta, a seleção e manutenção dessas fontes de recrutamento pode:

Vantagens e desvantagens nas diferentes fontes de recrutamento:

Com o crescimento do mundo tecnológico, a utilização da internet como fonte de recrutamento, dá se através da simplicidade e maior rapidez no contato entre ambas as partes, oferta e demanda, reduzindo custo. Mas há também a desvantagem de não haver o contato humano, descaracterizando o perfil social e psicológico dos candidatos.


Meios de Recrutamento

Interno: ocorre quando surge uma vaga que será preenchida pelo próprio funcionário da organização, através do recrutamento interno que podem ser promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal).

Vantagens: mais econômico, melhor aceitação da informática, pré-conhecimento da empresa.

Externo: ocorre quando a organização busca no mercado candidatos externos atraídos pelas técnicas de recrutamento. A vaga é divulgada através das fontes de recrutamento mais adequadas para a organização.

Vantagens: maior opção de escolha maior facilidade de aprendizagem, novos conceitos para a empresa.

No recrutamento externo pode haver a possibilidade de recorrer a candidatos com ou sem experiência.

Vantagens do candidato com experiência: maior produtividade, maior rentabilidade, maior segurança.

Vantagens do candidato sem experiência: remunerações mais compatíveis, maior facilidade de incutir métodos e hábitos de trabalho, maior facilidade de adaptação à empresa.

O Recrutamento tem a necessidade de estabelecer um equilíbrio entre os quadros de experiente e não experientes em relação às funções de trabalho. Esta dosagem tem que ser feitas pelos técnicos experientes, que identificará a necessidade das pessoas experientes e inexperientes dentro da organização.

Comentários


Páginas relacionadas