Amigo Nerd.net

Relatório Final de Estágio Curricular de Tecnologia em Gestão

Autor:
Instituição: UNICEUMA
Tema: Gestão de qualidade

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO INDUSTRIAL DE SIDERURGIA


UNICEUMA
2006

 

 

 

figura

 

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
3. 1HISTÓRICO
3. 2ÁREA DE ATUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO
3.2.1 ÁREA DE ATUAÇÃO
3.2.2 JUSTIFICATIVA
4. OBJETIVOS
4.1 GERAL
4.2 ESPECÍFICO
4.3 VISÃO
4.4 MISSÃO
4.5 SETOR REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE

 

IDENTIFICAÇÃO

a) Estagiário

J. A. F. M.

Curso de Tecnologia em Gestão Industrial de Siderurgia

4º Período –Ano 2006

Início do Estágio em 30/10/2006 e Término em 28/11/2006, cumprindo cinco horas diárias e vinte e cinco horas semanais, perfazendo um total de 144 horas.

b) Campo de Estágio

LDE Planejamento e Representações, sendo que as atividades foram desenvolvidas nas instalações da ALUMAR – Consorcio de Aluminio do Maranhão S. A., localizada na Br 000, Km 00, no Bairro de Pedrinhas , s/n, nesta Cidade

Ramo de atividade: Planejamento e Representações

Supervisor Técnico: T. L. S. O. – Supervisor

Área de Estágio: Gestão da Qualidade

 

1. INTRODUÇÃO

Este relatório documenta de forma clara e objetiva, meu estágio curricular na área de Qualidade. Esta área é de conhecimento do curso de Tecnologia em Gestão Industrial de Siderurgia do UNICEUMA. Tem grande importância no controle da produção e aumento de produtividade através das ferramentas utilizadas nesta área, pois toda organização deve ser sustentável e para isso nada melhor do que uma empresa trabalhar na eliminação de estoque, fazer somente para uso além de contribuir para uma comunicação binária e visual em cada organização, o modelo de gestão da Qualidade aplicado, baseia-se na necessidade que as pessoas precisam para assumir e cumprir suas responsabilidade, e acima de tudo, a responsabilidade da organização em educá-los neste sentido.

A LDE onde realizei meu estágio é uma empresa de médio porte, atualmente trabalha para uma multinacional utilizando as mesmas normas e procedimento do seu principal cliente.

A Alumar é uma empresa que opera no ramo de produção de alumínio primário e o estágio foi realizado na área dos Fornos de Cozimentos de Anodos da Alumar, teve o objetivo associar o aprendizado teórico com o entendimento prático dos processos de produção de anodos, considerados os tipos de processos envolvidos, e os mecanismos de acompanhamento e controle da produção através de um modelo de qualidade adotado para o sistema Alcoa, Alcoa Biness System, nos moldes do sistema Toyota de produção. Essa área foi escolhida por apresentar um conjunto complexo de conhecimento utilizáveis para alcançar os objetivos da empresa e ser de suma importância na complexa combinação de meios operacionais, através dos quais ela se propaga.

Este relatório se apresenta em quatro partes: Na primeira parte foi desenvolvida a fundamentação teórica, onde fora adotadas as obras de Administração de Produção. Gestão da Qualidade e Estratégia Operacional e seus autores para maior embasamento da mesma. A segunda parte trata da caracterização do campo de estágio onde foi colocado o histórico da empresa e suas características. A terceira parte evidencia o desenvolvimento das atividades realizadas durante o estágio e na quarta parte estarão as considerações finais e sugestões à empresa de desenvolvimento do estágio.

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A escolha da base de referência, para o desenvolvimento das atividades deste estágio, constou de algumas obras clássicas e bem técnicas que possuem grande abrangência no meio acadêmico da Gestão da Qualidade.

O autor Petrônio G. Martins e Fernando P. Laugeni possuem um dos mais ambiciosos e reconhecidos estudos de abordagens e modelos de administração da Produção. Podemos citar também Antonio Robles Jr.e Valério Vitor Bonelli, onde faz em uma abordagem à Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente, demonstrando que o interesse por este assunto é de nível geral da nação. Define o conceito de; destaca as mudanças ambientais e o papel da Qualidade nas organizações define o conceito de Desenvolvimento Organizacional, pressupostos básicos, seu processo, técnicas e modelos, permite uma visão critica do cuidado que devemos ter com Meio Ambiente.

Trata-se de uma referência obrigatória e indispensável para estudiosos e praticantes da Qualidade e Meio Ambiente, a fim de garantir a sustentabilidade de uma organização e até mesmo da humanidade, indispensável no meio acadêmico e para empresários, dirigentes, executivos, consultores, gerentes e especialmente para profissionais e cujas mãos se encontram os destinos e o futuro das organizações, das empresas e dos negócios em geral.

Segundo Robles Jr (2006, p. 39):

Os consumidores tornam-se cônscios de apenas qualidade e preço não bastam e passam a dar preferência aos produtos e serviços que além de bons e baratos provenham de origens ambiental e socialmente corretas.

Antonio Robles Jr

Na gestão da qualidade, não se pode deixar de mencionar a importância dessa ferramenta que contribuem para eliminação de desperdício, eliminação de estoque é o que lemos nas grandes obras dos estudiosos. Através da gestão da qualidade as empresas reduzem uma gama enorme de fornecedores e passam a trabalhar com poucos fornecedores parceiros, visando em conjunto, uma redução de custos ainda maior e melhor gerenciamento de estoques.

 

3. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

 

3.1HISTÓRICO

A LDE Planejamento e Representações foi fundada em 1987 no município de Ouro Branco no estado de Minas Gerais. Possui outras unidades no Maranhão e no Pará, sendo que no Maranhão a empresa tem cliente exclusivo utilizando as instalações cedidas do próprio cliente.

Seu principal cliente Alumar, empresa do grupo Alcoa foi fundada nos Estados Unidos em 1888, na cidade de Pittsburgh. Foi à primeira empresa do mundo a dedicar-se à redução eletrolítica do alumínio, processo industrial de produção desse metal não-ferroso.

Iniciou suas atividades industriais no Brasil em 1970, com a instalação de uma fábrica de alumínio e alumina na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais. Um século depois da sua fundação, em 31 de julho de 1980, a Alcoa iniciava em São Luís a implantação do maior complexo integrado de produção de alumina e alumínio do mundo: a Alumar - Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. Pelo impacto produtivo e financeiro que provocou na economia nacional, como um dos maiores investimentos privados já feitos no Brasil, alterou o panorama do norte e nordeste e trouxe de volta as duas regiões para o cenário de desenvolvimento do país

 

3.2 ÁREA DE ATUAÇÃO E CARACTERÍSTICA

 

3.2.1 Área de atuação

O estágio curricular supervisionado será realizado na área de Gestão da Qualidade no Departamento de Eletrodos na área do Cozimento de Anodos no Consórcio de Alumínio do Maranhão – ALUMAR, através da empresa LDE Planejamento e Representações.

 

3.2.2 Justificativa

O interesse pela área da Gestão da Qualidade veio pela oportunidade de proporcionar desenvolvimento das ferramentas de qualidade.

Essa área é vital para obtenção dos objetivos almejados pela empresa, tendo em vista que, boa parte das metas da empresa são alcançadas através dos funcionários e de boas práticas, ou seja, as ferramentas utilizadas na eliminação de desperdício, assim como redução de estoque e outros beneficio trazido para organização são de interesse geral dos representantes da organização e dos funcionários que conseguem com isso que a empresa continue competitiva garantindo empregabilidade na sua região.

 

4. OBJETIVOS

 

4.1 Geral

Busca-se conhecer a funcionalidade da Gestão da Qualidade dentro do contexto organizacional, na busca da certificação das ferramentas de qualidades adequado a empresa às necessidades do mercado.

 

4.2 Específicos

Desenvolver competência para a técnica de aplicação das ferramentas de qualidade nas empresas mediante as consultorias daí estabelecendo estratégia objetivando certificações para competitividade no mercado globalizado.

 

4.3 Visão

LBE Planejamento e Representações trabalha com foco em melhoria contínua para que se torne uma referência na área de gestão da qualidade.

 

4.4 Missão

A LBE Planejamento e Representações tem como missão fundamental oferecer serviços de qualidades aos seus clientes de forma segura e responsável que não comprometa a integridade física ou moral dos seu funcionários.

 

4.5 Setor de Realização do Estagio

Os Fornos de Cozimento de Anodos da Alumar, é uma área do departamento de Eletrodos e tem a finalidade de calcinar o piche, matéria prima do bloco anodo, através do processo de cozimento, para alimentação do processo eletrolítico de transformação da alumina em alumínio realizado nas Salas de Cubas. Os Fornos operam com 52 funcionários, sendo 4 em regime de turno administrativo e 48 em regime de turno fixo, divididos em 3 grupos de 16 colaboradores.

 

4.6 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA LDE PLANEJAMENTO E REPRESENTAÇÕES

 

organograma

 

Figura 01. Organograma da empresa LDE (fonte: Setor de Administração , 2006)

 

5. O ESTÁGIO

O estágio teve início no dia 30 de outubro de 2006, e finalizou-se no dia 28 de novembro de 2006, totalizou uma carga horária de 144 horas. O fato de já trabalhar no setor, poupou-me do período de adaptação dentro do ambiente profissional, pois já tinha conhecimentos da metodologia de trabalho desenvolvida.

O estágio foi realizado na área dos Fornos de Cozimento de Anodos, onde, já exercia a função de Líder de Manutenção, e selecionei algumas das atividades desenvolvidas na atribuição do cargo, como segue.

 

5.1 Realização de Atividade

No período de estágio foram realizadas diversas atividades, entre elas citarei algumas, conceito e aplicação da norma ISO 9001(Qualidade), esta norma visa viabilizar métodos de qualidade em projetos, desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica.

Durante o meu estágio trabalhei também na aplicação e acompanhamento de auditorias na aplicação dos 5S e Housekeeping, esta ferramenta visa eliminar desperdícios e dar melhores condições de trabalhos aos funcionários através da melhor adaptação de layout e busca constante de melhoria contínua. O "Programa 5S" foi desenvolvido com o objetivo de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.

"Programa 5S" ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa. Essas palavras e suas versões para o português são apresentadas abaixo:

Seiri- DESCARTE: Separar o necessário do desnecessário.

Seiton- ARRUMAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar.

Seisso- LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.

Seiketsu- SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho.

Shitsuke- DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S"

 

figura

 

Exemplos de práticas adquiridas com o 5S

 

figura

 

Quadro de acompanhamento de 5S

 

5.2 Gestão Ambiental

Nesta atividade realizei trabalhos relacionadas a norma 14001 que trata especificamente da preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

O Meio ambiente é visto como oportunidade de negócio com a valorização dos resíduos, destinando-os, corretamente, com investimento em melhorias do processo e, consequentemente, eliminando perdas e ineficiências do processo produtivo.

 

5.3 Sistema Kanban Conceito e Aplicação

Ainda foi possível no período do estágio conhecer e aplicar os conhecimentos desta ferramenta na área de produção. A mesma é fundamental para melhor visualização e eliminação dos ruídos nas mensagens, ou seja, a mensagem chega de forma binária sem cortes ou falhas, pois antes da utilização do kanban os usuários, antes da implementação desta ferramenta principalmente na área de produção a comunicação e organização não tinha este apelo visual a mesma chegava muitas vezes com falhas levando a alguns erros.

 

5.4 Execução de pré-Auditorias na busca de certificação

Apresentar os conceitos de Auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade baseado na NBR ISO 19011, capacitando-os a realizar as auditorias internas na Empresa, visando a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade e contínuo aperfeiçoamento conforme as exigências da ISO 9001:2000, através das auditorias podemos garantir a continuidade do sistema e certificação.

 

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do exposto neste relatório, posso afirmar que a realização do estágio foi fundamental para a consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de Tecnologia em Gestão Industrial de Siderurgia. O exercício prático de algumas áreas do conhecimento teórico me proporcionou o entendimento da verdadeira relação entre a gestão de qualidade para o sucesso de qualquer negócio. Todos os membros da Organização necessitam assumir a responsabilidade das informações que recebem e transmitem. Isso requer que cada um pense a respeito daquilo que a organização precisa e quais os meios para que todos possam contribuir para melhorarem os seus resultados. Os colaboradores devem assegurar que essa compreensão funcione tanto verticalmente como horizontalmente. Assim se constrói a confiança mútua, pois cada um passa a conhecer o que se espera dele e de seu desempenho.

Encontrar meios que permitam a transformação de informações dispersas em conhecimentos produtivos é um dos maiores desafios que as empresas estão enfrentando. O programa informatizado utilizado pela Alumar é necessário, mas não é o suficiente. Possuir recursos para ter mais rapidez e produtividade deixou de ser o bastante. O desperdício e o péssimo uso de recursos já não é mais aceito. O que traz competitividade para uma empresa é saber usá-los, adequadamente e produtivamente. Isto implica na necessidade de aumentar continuamente a produtividade através da melhoria da qualidade do trabalho das pessoas.

O que se pôde concluir durante o período de estágio é que se faz necessário a existência do conhecimento fundamentado, pois somente desta forma podemos visualizar as oportunidades de melhoria continua dos processos produtivos no alcance de resultados através das pessoas.

 

REFERÊNCIAS

ROBLES Jr, Antonio. Gestão da Qualidade e do Meio Ambiente – São Paulo: Atlas Ed., 2006.

MARTINS, Petrônio Garcia. Administração da Produção – São Paulo: Saraiva Ed., 2003.

AMOÊDO, Sebastião. Ética do Trabalho na Era Pós Qualidade – Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 1997.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos – São Paulo: Elsevien Editora Ltda, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração – 6ª ed. rev e atualizada - rio de janeiro: Capus, 2002.

VERGARA, Syvia Constant. Gestão de Pessoas – São Paulo: Ed. Atlas, 2005.

NAHUZ, Cecília dos Santos; FERREIRA, Lusimar Silva. Manual para normalização de monografias. 3. ed. Ver. Atual. e ampl. São Luís, 2002.

 

APÊNDICE

PLANO INDIVIDUAL DE ESTÁGIO

1. DADOS GERAIS

1.1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO

1.1.1. Nome: J. A. F. M.

1.1.2. Curso: Tecnologia em Gestão Industrial de Segurança, Período 4º,CPD: 000000, Matricula : TS 00000n000

1.1.3. Endereço: Rua 00, Apto 000, Planalto Anil.

1.1.4.Telefone: (000) 00000000

1.2. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

1.2.1. Nome: LDE – Planejamento e Representações

1.2.2. Endereço: BR – 00 km – 00, Pedrinhas.

1.2.3. Telefone: (000) 0000-0000

1.2.4. Ramo de atividade: Planejamento e Representações (consultoria)

1.2.5. Nome do Gerente: E. D. A.

1.2.6. Nome do Supervisor Técnico: T. L. O.– cargo: Supervisor, Telefone: (000) 00000000

1.3. PERÍODO DE DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO

O estágio curricular será realizado no período de 30 de outubro a 28 de novembro de 2006, sendo realizado no horário das 08h30min as 13h30min, em regime de 5 horas semanais, concluído uma carga horária de 144 horas.

1.4.IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DOCENTE:

1.4.1. Nome: A. D.

1.4.2. Departamento e Curso: Coordenação dos Cursos Tecnológicos – Curso Superior em Engenharia Civil

1.4.3. Endereço: UNICEUMA – Avenida Edson Brandão, s/nª – Santo Antonio, São Luís/MA – CEP 00.000-000 – Fone/FAX:0000-0000

2. DADOS ESPECÍFICOS

2.1. ÁREA DE ATUAÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado será realizado na área de Gestão de Qualidade departamento de Recursos Humanos (RH). Na aplicação de ferramentas de qualidades como:

- ISO 9001 (GESTÃO DE QUALIDADE)
- 5S (HOUSEKEEPING)
- GERÊNCIAMENTO AMBIENTAL (ISO1400)
- SISTEMA KANBAN( CONTROLA A ORDEM DOS TRABALHOS EM UM PROCESSO SEQUENCIAL).

2.2. JUSTIFICATIVA

Busca-se conhecer a funcionalidade da Gestão de Qualidade dentro do contexto organizacional, na busca da certificação das ferramentas de qualidades adequando a empresa ás necessidades do mercado.

2.3. OBJETIVOS

2.3.1. GERAL

Ter uma visão ampla de todo processo de Ferramentas de Qualidades.

2.3.2. ESPECIFICOS

Desenvolver a competência para a técnica de aplicação das ferramentas de qualidade nas empresas mediante a consultorias, daí estabelecendo estratégia objetivando certificações para competitividade no mercado globalizado.

2.4. METODOLOGIA

* Pesquisas Bibliográficas;
* Visitas em empresas;
* Entrevistas.

2.5. RECURSOS

 

tabela



3. REFERÊNCIAS

Petrônio G. Martins, Fernando P. Laugeni (ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO) Editora Saraiva

Antonio Robles Jr., Valério Vitor Bonelli (GESTÃO DA QUALIDADE E DO MEIO AMBIENTE) Editora Atlas.

Reinaldo Dias (GESTÃO AMBIENTAAL) Editora Atlas.

Comentários


Páginas relacionadas