Amigo Nerd.net

Salão de Beleza em Casa

Autor:
Instituição:
Tema: Plano de Negócios

Projeto de Serviço: Salão de Beleza em Casa - "Beauty House"


INTRODUÇÃO

O objetivo deste planejamento é a criação de um novo serviço com ênfase na qualidade, incluindo o atendimento, a mão-de-obra e matéria - prima, pontualidade, preço acessível e fidelização de cliente, entre outros.

Um salão de beleza é eficiente quando funcionários passam a ser amigos, confidentes, criam uma certa intimidade com seus clientes. Mas nada disso é possível se estes profissionais não forem realmente capacitados e estarem sempre em reciclagem, motivados, sempre buscando a qualidade total de seus serviços, sem cobrar a mais por isto. Esta deve ser a meta de um bom negócio, principalmente quando se trata de um Salão de Beleza em Casa.

Várias pessoas, maioria do público feminino, freqüentam um salão semanalmente. Outras, com tempo reduzido, vão de 15 em 15 dias ou até uma vez por mês. Existem também aquelas que procuram este serviço com uma freqüência menor, por vários motivos, desde a falta de recursos financeiros, de tempo, ou até de afetividade.

Neste projeto, nosso objetivo é apresentar um serviço que criará um vínculo afetivo, onde os clientes realmente se sentirão à vontade, com pessoas qualificadas e " amigas". O público-alvo será selecionado e descrito no decorrer, para garantir a boa prestação do serviço e poder planejar melhor localidade onde irá atuar, preço, mão-de-obra, etc. Além de oferecer produtos e serviços diferenciados através de um estudo da concorrência e de pesquisa de mercado.


Salão de Beleza " Beauty House"

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

a) Público - Alvo:

O público-alvo deste serviço é o público formado por mulheres, entre 15 e 65 anos, que preferem a comodidade e não têm tempo de freqüentar um salão. Estas também são de classe A e B, e moram em regiões estratégicas, como bairros correspondentes a estas classes sociais. O público segmentado não impede que homens também optem por este serviço, mas como a maioria é mulher, aqui será feito um planejamento específico.

b) Mão de Obra:

O salão de beleza " Beauty House" será formado por uma equipe de profissionais altamente capacitados para atender às expectativas do público - alvo. Para começar este negócio, a mão-de-obra não será ampla, mas qualificada e crescerá à medida da demanda, do crescimento do salão. Estarão à disposição dos clientes:

c) Estratégias

O salão atenderá em casa e não terá a "taxa de deslocamento". O valor do serviço será integral e os clientes não precisarão pagar a mais para ter conforto. Faz parte do objetivo do plano. Será realizada uma média de preço entre a concorrência e o preço será fixo para todas as regiões inicialmente demarcadas por nosso público-alvo.

Os clientes precisarão entrar em contato pelo telefone, fax, site ou e-mail marcando hora com uma certa antecedência para garantir o bom funcionamento e a pontualidade do serviço. Cada cliente possuirá um cartão de relacionamento, para que através do banco de dados no computador, a atendente possa levantar todo o histórico daquela pessoa, com informações sobre todos os contatos já realizados por ele. Isso garantirá um tratamento individual e deixará o atendimento desde o primeiro contato valorizado. Assim, pode-se também saber quais profissionais serão encarregados para aquela função e quais estarão disponíveis para aquele momento.

No final do atendimento, o cliente ganha pontos através de seu cartão, que acumulados poder ser trocados por serviços free.

Serão realizadas parcerias com outros segmentos desta segmentação de mercado. Por exemplo, o salão fornecerá algum tipo dos seus serviços em troca de desconto em alguns produtos em lojas de cosméticos, propaganda em jornais, panfletos em determinadas lojas, etc. É uma troca de serviços.

Para garantir uma boa aparência todas as toalhas utilizadas nos serviços serão padronizadas, ou seja, mesmo tamanho, brancas e terão as inicias do salão em questão. Os aventais seguirão a mesma medida. Os alicates de cutículas já estarão limpos e esterilizados, e serão colocados em recipientes fechados até sua abertura na presença do cliente.

Todos os funcionários estarão sempre em reciclagem, seja com novos métodos, tendências ou em motivação. Todos terão participação nos lucros e quem traz cliente para o salão ganha prêmio no fim do mês.

Como o público-alvo não dispõe de tempo, o horário de funcionamento ficará flexível. Pode começar às 6hrs da manhã e terminar às 24hrs de acordo com o cliente.

d) Concorrência / Preço

Será feito um estudo da concorrência, que vai desde os salões de beleza localizados nas regiões de atendimento até os serviços à domicílio. Serão levantados todos os pontos fortes e pontos fracos de cada um para que possam se reverter em diferenciais para o nosso serviço. Também serão analisados os preços cobrados para que possamos realizar uma média e estipular um preço justo sem cobrar a mais pelo transporte.

e) Comunicação

O salão de beleza " Beauty House" terá um planejamento de marketing voltado especialmente aos clientes. Este plano será construído depois de realizado um estudo do feedback. Isso para que se possa corrigir algum problema, implementar uma idéia vinda dos clientes, mudar alguma estratégia, contratar mais profissionais, etc. A fidelização de clientes é prioridade, por isso serão entregues os cartões de relacionamento, onde o cliente poderá acumular pontos para ter descontos nos próximos serviços. Estes pontos também poderão ser adquiridos conforme o surgimento de novos clientes através da indicação destes já clientes.

Como estratégias de comunicação, o salão terá um site na internet falando dos serviços propostos, onde os clientes poderão marcar hora, tirar dúvidas, sugerir, reclamar, enfim, opinar sobre tudo o que quiserem. Através desta página, o consumidor poderá obter informações sobre vários assuntos relacionados à beleza. Será um site com idéia de " portal da beleza", onde ali encontrarão dicas de alimentação, dietas, exercícios, máscaras caseiras para rosto e cabelo, etc. Também poderão agendar horários passando e-mails sem a necessidade de entrar propriamente no site.

O cliente terá total facilidade quando entrar em contato através do telefone, porque não terá o telefone ocupado através de um sistema de linhas múltiplas oferecido por uma determinada companhia telefônica. Assim, diminui a irritabilidade do cliente se porventura estiver com a linha ocupada, já que este não tem tempo disponível para ficar ligando diversas vezes. Reduz o risco de perder novos clientes e manter os antigos com um padrão alto de qualidade.

Também terá estratégias de comunicação específicas, como promoções especiais em alguns dias da semana ( os de pequeno movimento ), descontos significativos em aniversário de clientes, etc.

Será realizada uma pesquisa de mercado - quantitativa e qualitativa - para analisar de fato quais são os anseios e desejos dos nossos consumidores, além de saber como se pode melhorar ou inovar de maneira eficiente e satisfatória.

Podem ser, numa segunda etapa, criadas peças publicitárias, folders, anúncio em jornais, flyers, etc., para atrair novos clientes. Mas a ênfase aqui é o marketing de relacionamento e a propaganda boca em boca.

f) Diferenciais

Este projeto mostrou vários pontos diferenciais do Salão " Beauty House". Qualidade total, motivação de funcionários para realmente atender bem os clientes já que existe uma certa intimidade entre cliente e o salão, são fundamentais neste negócio.

Aqui se tem a mão-de-obra altamente capacitada, sempre em atualização, para satisfazer nosso público. Não se necessita gastos extraordinários com o número de funcionários, já que dispomos de uma certa quantidade para o começo do negócio, que se aumentará de acordo com a demanda. Esta economia pode ser gasta com cursos, com melhoria de serviço, com marketing, etc., de acordo com cada momento.

A realização de parcerias é uma estratégia ótima para criar vínculos com outros serviços que podem se encaixar ao do salão. Através de bons relacionamentos podemos tirar proveito de várias coisas, as materiais e as funcionais.

Não precisa ser cobrada a taxa de deslocamento até a casa do cliente, pois através de uma análise da concorrência, podemos fazer uma média para garantir um excelente serviço sem custar mais caro. É por isso que o planejamento é tão importante quanto à realização do negócio.

A construção de um banco de dados é fundamental para criar e sustentar o marketing de relacionamento. Com estas informações pertinentes aos clientes, podem serem criadas várias ações de marketing, melhor atendimento e maior eficácia quanto ao conjunto do sistema.

A facilidade para agendar um horário através da internet, fax ou telefone, além de dispor de um site altamente agradável e dinâmico, faz com que o cliente sempre opte por este tipo de serviço em casa.

Horário de funcionamento flexível, pois o salão depende do cliente e se encaixa na rotina dele.

As estratégias de comunicação são um diferencial. Pesquisa de mercado para saber quais são os desejos de nosso público e criar novos serviços, mudar estratégias através do feedback, criar meios de fidelização com os cartões de relacionamento, onde descontos serão atribuídos è medida que o cliente utilize os serviços, promoções para os dias de baixo movimento, bonificação para os aniversariantes, etc., são exemplos de como a comunicação pode ser peça fundamental em qualquer negócio, principalmente quando se necessita de um vínculo maior.

g) Pontos Fortes

Podem ser traçados vários pontos fortes deste novo negócio. Entre eles, a flexibilidade de horário, ter em mente qual é o público-alvo e direcionar o projeto para ele, saber quais são os desejos dos clientes e exercer novas metas para satisfazê-los, estar sempre atualizado com as novas tendências do mercado, a comodidade de nosso cliente em ter um tratamento de beleza completo sem se deslocar ou pagar a mais por ele, a construção de um banco de dados para se aplicar várias estratégias de marketing e de relacionamento, ótimo atendimento, qualidade na padronização das toalhas e uniformes, cartões de benefícios, os canais de comunicação para o feedback, atendimento exclusivo e diferenciado, entre outros já citados no projeto.

h) Pontos Fracos

Como não se possui uma quantia financeira muito grande, parte-se da qualidade de serviço e da fidelização do cliente. Com maiores recursos, maiores as ações de marketing, que poderiam ir até comercial em TV, rádio, etc. Esta idéia foi citada no projeto mas a longo prazo. Também não se dispõe de uma sede, um salão fixo com outros serviços que não foram citados, como bronzeamento, tratamentos estéticos com aparelhos de última geração, etc., por isso a necessidade de parcerias.

Também foi selecionadas determinadas regiões de atendimento, porque não se dispõe de muita mão-de-obra para o começo do negócio. Também ficará aqui para longo prazo criar alternativas para suprir sem mexer no preço final.


CONCLUSÃO

Enfim, aqui foi projetado um novo serviço no mercado, um salão de beleza em casa. Para que não se tenha nenhuma desilusão no novo empreendimento, a necessidade de elaborar um projeto claro e objetivo, colocando-se todas as idéias no papel para que sirva de direção.

O plano de marketing aqui proposto partiu do princípio que o cliente não só é a alma do negócio, mas o corpo, o futuro. O sucesso depende da qualidade do serviço prestado desde o bom atendimento, diferenciado, na hora de agendar e na hora de reclamar. A postura deve ser a mesma em todos os sentidos.

Partimos também da idéia da comodidade, do desejo do consumidor sem cobrar a mais por isso. Flexibilizar horários, mudar as atitudes através de um estudo do feedback por profissionais capacitados fazem o sucesso ser pleno.

O estudo da concorrência e o estudo do mercado são fundamentais para que possamos criar nossos pontos fortes e corrigir os fracos. Criar vínculos afetivos com os clientes são tão importantes quanto atender vários por dia. Se o consumidor pretende receber um serviço em casa , este deve ser extremamente capaz de superar todas as expectativas por parte do cliente. Superar é nossa meta, e qualidade nosso cartão de visita. Atender cada vez melhor faz com que outras pessoas tomem esta atitude.

O projeto mostrou que não precisamos de uma grande quantia de dinheiro para abrir este negócio e sim, planejar cada ação, cada etapa que o negócio irá passar para não termos futuramente nenhuma decepção, seja com problemas de organização ou com falta de pontualidade. Com um planejamento claro é muito fácil corrigir futuros problemas, que na verdade não serão nenhum problema.


BIBLIOGRAFIA

Quem mexeu no meu queijo?

JOHNSON,Spencer. tradução de Maria Clara de Biase. – 12o. ed. – Rio de Janeiro: Record, 2001.

Marketing no Século XXI

KOTLER, Philip, Administração de Marketing, 10ª Edição, A Edição do Novo Milênio, 4ª Impressão, 2002.

O Trabalho Criativo

Harman, W. e Hormann,J. SP: Cultrix, 1995.

Psicologia para administradores: a teoria e as técnicas da liderança situcional.

Hersey, Paul; Blanchatd, Kenneth H. São Paulo: EPU, 1986.

100 Idéias para Fazer Marketing sem Dinheiro

Natali, Marcos Ceda, Livraria Nobel, São Paulo, 2002.

Comentários


Páginas relacionadas