Amigo Nerd.net

Sistema de Processamento de Transações

Autor:
Instituição: UNIP
Tema: Administração

Sistemas de Processamentos de Transações


Qualquer organização,com ou sem fins lucrativos, consiste em pessoas unidas para atingirem uma serie de metas comuns.

O resultado e a produção de mercadorias e ou serviços.Uma transação e qualquer troca ou movimento de mercadorias que afeta a lucratividade de uma organização ou seja ganho global.


Uma visão geral de sistemas de processamentos de transações

O coração de maior parte das organizações empresariais é o sistema de processamentos de transações ( SPT ) que dá apoio a monitoração e à realização das negociações. A maioria dos SPT consiste em todos os componentes de um SIBC , inclusive bancos de dados , telecomunicações , pessoal , procedimentos, dispositivos de software e hardware usados para processar transações. O SPT dá apoio tanto às atividades diárias do merc como ao seu plano em longo prazo de se adaptar às demandas rápidas e furiosas das crescentes industrias e investimentos para muitas organizações. O SPT está intimamente interligado às atividades da rotina diária que ocorrem no curso normal dos negócios. SPT freqüentemente executa atividades relacionadas aos contatos com os clientes como o processamento de pedidos e faturamento. Este sistema de informação tem um papel fundamental no aumento de valor para o cliente . Por exemplo o acompanhamento e programando o estoque e as entregas.


Sistemas de processamento de transações em perspectiva

O sistema de informação especifica, é a distinção do pessoal dentro da organização, pelo tipo de atividade para solucionar problemas que geralmente desempenham. SPT como sistemas,é destinado a desempenhar um papel especifico no suporte às atividades da organização empresarial. Os administradores operacionais visam à eficiência – assegurando-se de que as tarefas são bem feitas. A administração estratégica envolve a decisão sobre as metas corporacionais e a de recursos para realização desses objetivos.

Características de um sistema de processamento de transação.

Cada transação da SPT requer :

Sistemas de processamentos de transações como folha de pagamento, controle de estoques e contas a receber , funcionam de maneira semelhante . Os sistemas de processamentos de transação tem inúmeras características gerais relevantes às aplicações mais especificas. Estas características incluem:


Atividades de processamentos de transações

Coletas de dados – O processo de coleta e agrupamento de todos os dados necessários para completar uma ou mais transações é chamado coleta de dados. Alem disso, os dispositivos de coleta de dados industriais permitem aos empregados entrar os dados no SPT quando começam e terminam o seu trabalho.

Manipulação de dados – O processo de execução de cálculos e outras transformações de dados relacionados a uma ou mais transações empresariais. A manipulação e dados pode estar a sua classificação, disposição dos arquivos em categorias, aplicação da informação, execução de cálculos sumário de resultados e armazenamento de dados e informações nos bancos de dados da organização para processamento adicional.

Armazenamento de dados – envolve a colocação dos dados de transação em um ou mais banco de dados. Uma vez armazenada no banco de dados, e manipulações adicionais por outros sistemas em uma forma mais útil para os administradores que se deparam com problemas empresariais menos estruturados.

Princípios em ação – O SPT é o coração da empresa. A transação de negócios gera e armazena dados sobre elas.

A empresa encontrou um meio de armazenar imensas atividades de dados de transações em pouco espaço e de tornar estes dados rapidamente disponíveis nos operadores de computadores de grande porte, dentro de um SPT.

Industrias como as de aviação e outros campos de transporte são fortemente dependentes de acesso rápido aos dados de transações escondidos no fundo de grandes bancos de dados passados.

Produções de documentos – Quase toda transação resulta em um ou mais documentos principais. Assim, outra atividade fundamental do SPT e a produção de documentos. A produção de documentos envolve a saída de registros e relatórios. Alem dos documentos mais importantes como cheques e faturas, muitos sistemas de processamentos de transações fornecem outras informações, tais como relatórios que podem ajudar os empregados a executar varias atividades operacionais. Um SPT também pode produzir relatórios solicitados por departamento municipais, estaduais federais, tais como declaração de imposto de retiros, extratos trimestrais de rendimentos e outros documentos.

Métodos de processamento de transações

Todas as transações eram coletadas em grupos, chamados batches (lotes) o tempo entre os batches processados poderia variar de menos de uma hora ate mais de uma semana. A tecnologia da computação atual possibilita um outro método de processamento chamado on-line (PTON), esse método envolve a realização completa de transações empresariais quando elas ocorrem. Muitas empresas descobrem que o PTON ajuda a fornecer serviços mais rápidos, mais eficientes.

Um terceiro tipo de processamento de transação chamado entrada on-line com processamento posterior, e uma conciliação entre batches e on-line.

Embora a tecnologia exista para executar aplicativos de SPT, usando processamento on-line, isto não e feito para todas as aplicações. Para muitas delas, o processamento, posterior e mais apropriado e de menor custo.

Objetivos de um sistema de processamento de transações

O sistema de processamento são, dessa forma, fundamentais para assegurar o movimento normal das operações comerciais, preservar o fluxo de caixa e a lucratividade e da apoio ao sucesso da organização. Devido a importância ao processamento de transações, organizações esperam que seus SPTs atinjam um numero de objetivos específicos, incluindo os seguintes:


Processamento de transações para obtenção de uma vantagem competitiva.

Uma meta comum a quase todas organizações e ganhar e manter uma vantagem competitiva. As vantagens competitivas oferece um benefício significativo e de longo prazo para a organização. Entre algumas das formas de uso do SPT por parte das empresas visando a obtenção de uma vantagem competitiva encontramos:

Na seleção de uso de um sistema de processamento a empresa deve escolher o tipo SPT, para ganhar vantagem competitiva.


Aplicações do processamento de transações

Apesar do numero de variedades de aplicações, muitos SPTs compartilham equipamentos comuns. O arquivo principal e um grupo permanente de registros armazenados em um expositivo de armazenamento esses arquivos devem ser atualizados, afim de lhes garantir a exatidão e atualização dos dados antes que seja iniciado o processamento das transações. O arquivo de transações e um arquivo computadorizado que contem transações ou atividades empresariais que afetam o arquivo principal.são avaliados para assegurar sua exatidão durante os processos de edição e verificação.

Se ocorrer uma falha durante o processamento, cada arquivo e afetado diretamente, dependendo do método de processamento.Se um SPT on-line falhar, tanto arquivo principal como o de transações sofrerão perda de dados. Uma das primeiras funções comerciais na serie computadorizadas foi a contabilidade.

Processamento de pedidos

E uma das primeiras aplicações ativadas apartir de qualquer SPT. Aplicação do pedido envolve a coleta e o agrupamento de pedidos dos clientes e consumidores, por correio, por telefone ou através de seus representantes de vendas ou diretamente de um computador ligado em rede. Uma vez tomado o pedido, ele e processado com o uso de um ou mais programa de computador as principais saídas do programa de processamento de pedidos inclui faturas aos clientes, notas aos depósitos de mercadorias e varias informações financeiras. O intercambio eletrônico de dados (IED) e uma parte importante do SPT de processamento de pedidos. Com o IDE, uma empresa, cliente ou consumidora pode colocar seus pedidos indiretamente do seu SPT no SPT de uma outra organização.

Fatura

As faturas ou cobranças geradas pelo SPT são enviadas aos clientes como a saída da aplicação do faturamento quene desenvolvida para estimular o follow-up das atividades de vendas existentes, aumentar a lucratividade e aperfeiçoar o serviço aos clientes.

Controle de estoque

Aplicação de controle de estoque esta entre o processamento do pedido e a aplicação de faturamento.

Contas a receber

Monitora as atividades de venda, melhorando o fluxo de caixa, reduzindo o tempo entre o recebimento dos itens, pedidos pelo cliente e o pagamento das contas desses itens, assegurando que os clientes continuem a contribuir para lucratividade.

Contas a pagar

Monitorar e controlar o fluxo de saída dos fundos aos fornecedores da organização. Tenta aumentar o controle da empresa sobre as aquisições, melhorar o fluxo de caixa, aumentar a lucratividade, e oferecer um gerenciamento eficaz.

Compras

O departamento de compras e responsável por toda as atividades de aquisição da empresa.

Recebimento

E responsável pela tomada da posse física dos itens que chegam, e por sua inspeção e envio as pessoas ou departamentos que o solicitaram.

Expedição

Responsável pelo empacotamento físico e entrega de todos os produtos aos clientes e fornecedores, alem de controlar o fluxo de saída dos mesmos.

Folha de pagamento

Numero de horas trabalhadas e coletado através do uso de uma variedade de dispositivos de entrada de dados, inclusive relógio de ponto, que se destinam a fornecer dados para pagamento dos seus empregados.

Contabilidade geral

Destinam a permitir entradas de dados em relatórios financeiros automatizados e produzem uma lista detalhada de todas as transações e atividades comerciais.

Sistemas especializados em processamentos de transações

Estes vão alem da simples captação e processamento de transações comerciais de rotina, eles também oferecem um apoio sofisticado a tomada de decisões.

A industria e investimentos bancários

Muitas instituições financeiras de hoje está chegando até seus clientes pela colocação de terminais bancários automatizados chamados de caixa automáticos (ATMs).

Para acomodar o uso das ATMs, inúmeros programas de computadores especializados foram desenvolvidos para saída de uma aplicação de contabilidade geral.

A industria da aviação – uma importante aplicação de SPT de companhias de aviação é a reservas. Uma nova aplicação de SPT envolve uma máquina experimental do tipo semelhante aos caixas automáticos, chamadas maquinas eletrônicas de passagens(ETMs).

Outras aplicações de SPT também pode ajudar as companhias aéreas a programar vôos, fazer a manutenção de aviões e determinar a melhor distribuição das aeronaves no caso de repares necessários.

A industria de distribuição - muitos fabricantes de computadores e firmas de software desenvolvem sistemas especiais de processamento de transações para a industria de distribuição.

O frete motorizado por exemplo: se refere basicamente as operações com caminhões.

A programação significa determinar a melhor hora para expedir as mercadorias os serviços. Muitas empresas distribuidoras escolhem o SPT para ajudar determinar quais as rotas que proporcionarão um serviço eficiente, ao mesmo tempo uma boa relação custo-beneficio ao uso de motoristas e caminhões. Para firmar, os programas de programação e de itinerário estão conectados ao pedido da empresa e ao sistema de processamento de transação de estoque.

A industria varejista – vestuário, artigos esportivos, lojas de produtos eletrônicos e restaurantes, são alguns exemplos de operações varejistas. Essas empresas necessitam de aspectos especializados de SPT para assistilas na captação e relatório de informação as vendas. Um SPT da possibilidade a uma empresa de usar dados para analisar as tendências de vendas, mercados-alvos, e aperfeiçoar seu serviço.

A industria de serviço de saúde – consiste em números e distintos sistemas de serviço de saúde. As diversas organizações de saúde necessitam de vários sistemas de computadores e de apoio. O SPT computadorizado serão utilizados cada vez mais para reduzir o tempo que os profissionais de saúde gastam com estas atividades não-relacionadas a prestação de serviço a saúde.

Gerenciamento de energia e serviço público – os SPT para gerenciamento de energia e empresa de serviço público não apenas incluem as transações habituais como também se relacionam como subsistemas que controlam a locação de capacidade geradoras. Possuem uma grande preocupação do publico com os custos, eficiência e segurança dos equipamentos de força e de utilitários, especialmente com as usinas nucleares, interligados aos sistemas empresariais, eles ajudam a destacar situações que exigem decisões e ações que contribuam para uma boa analise de negócios e redução de problemas.

Comentários


Páginas relacionadas