Amigo Nerd.net

Organograma

Autor:
Instituição: PUC - Campinas
Tema: Organograma

ORGANOGRAMA


À medida que uma empresa vai crescendo, o número de unidades e sub unidades de trabalho vai aumentando e vão sendo acrescentados novos níveis de chefia. Tanto administradores como subordinados ficam mais afastados dos resultados finais de seus atos. Precisam de um entendimento claro de como suas atividades entram no quadro mais amplo de o que é a organização e de o que ela faz. A maioria das estruturas organizacionais é muito complexa para ser transmitida verbalmente. Para mostrar a estrutura da organização, os administradores normalmente fazem um organograma, que diagrama as funções, os departamentos ou cargos da organização e mostra como eles se relacionam. As unidades separadas da organização em geral aparecem em retângulos, ligados entre si por linhas cheias que indicam a cadeia de comando e os canais oficiais de comunicação.

O organograma apresenta cinco grandes aspectos da estrutura de uma organização. Com isso, também dá algumas informações sobre os elementos da estrutura descrita acima.

1 - A divisão do trabalho. Cada retângulo representa um indivíduo ou uma sub unidade responsável por determinada parte da carga de trabalho da organização.

2 - Administradores e subordinados. A linha cheia indica a cadeia de comando (quem está subordinado a quem).

3 - O tipo de trabalho feito. Os títulos ou descrições dos retângulos indicam as diferentes tarefas ou áreas de responsabilidade da organização.

4 - O grupamento dos segmentos de trabalho. Todo o organograma indica em que base as atividades da organização foram divididas – por exemplo, em base funcionais ou regionais.

5 - Os níveis de administração. Um organograma indica não só cada administrador e seus subordinados, mas também toda a hierarquia administrativa. Todas as pessoas subordinadas ao mesmo indivíduo estão no mesmo nível administrativo, independentemente de onde possam aparecer no organograma.

Abaixo mostraremos um exemplo de organograma simples e fácil de entender da Secretaria da Agricultura do Governo da Bahia:


VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM ORGANOGRAMA

Uma vantagem é que os empregados e outras pessoas podem contar com um quadro que mostra como a organização está estruturada. No organograma aparecem os administradores, os subordinados e as responsabilidades. Além disso, se é preciso alguém para cuidar de um problema específico, o organograma mostra onde está pessoa pode ser encontrada. Por fim, o processo de construção do organograma permite que os administradores identifiquem exatamente os defeitos de organização – como fontes potenciais de conflito ou áreas onde esteja havendo duplicação desnecessária de trabalho.

Uma grande desvantagem dos organogramas é que há muitas coisas que eles obscurecem ou não mostram. Por exemplo, eles não mostram quem tem mais responsabilidade e autoridade em cada nível administrativo. Tampouco indicam as relações informais da organização e os canais de comunicação, sem os quais a organização não poderia funcionar eficientemente. Além do mais, as pessoas muitas vezes vêem nos organogramas coisas que eles não pretendem mostrar. Por exemplo, os empregados podem inferir a existência de status e poder com base na distância do retângulo do principal executivo. Estas desvantagens podem ser reduzidas ao mínimo se os organogramas forem usados só para os fins a que se destinam – revelar o arcabouço básico da organização.

Comentários


Páginas relacionadas