Amigo Nerd.net

Vantagens e Desvantagens do Capitalismo e do Socialismo

Autor:
Instituição:
Tema: Vantagens e Desvantagens do Capitalismo e do Socialismo

Vantagens e Desvantagens do Capitalismo e do Socialismo

2007

 

Capitalismo Puro (utópico)

Capitalismo Vantagens e desvantagens: Capitalismo e Socialismo são dois tipos de sistemas econômicos diferentes. O Capitalismo é um sistema econômico com base na livre iniciativa. O Socialismo é um sistema onde o estado detém o controle das atividades econômicas.

Capitalismo utópico.

Neste sistema não haveria desvantagens, pois a o agente econômico família e as empresas, se compensariam através do fluxo de capital, sem prejuízos, cada um estaria consciente de seu papel, evitando vazamentos de fluxo circular de renda, sob o principio anti-paternalista de que cada um é o melhor juiz de seus próprios interesses. Este pensamento era aliado ao principio de que o mercado se ajusta as necessidades de seus agentes, sem necessidade de interferência do estado aliado ao principio da inviolabilidade da propriedade privada, considerando um a extração tributária, como fator que atinge a propriedade privada.

Capitalismo Atual

Apresenta vantagens e desvantagens. As vantagens seriam a descentralização da economia, através da lei de oferta e procura a livre concorrência, abre espaço para busca do aperfeiçoamento dos métodos, tanto de produção quanto de consumo, gerando um mercado competitivo. E uma economia não assistencialista, e sim de geração de renda pela oferta de mercado.

As desvantagens seriam exclusão de pessoas que tivessem dificuldade de oferecer algum serviço que gere renda. E com isso, aumento da marginalidade e da exclusão social, atualmente pra corrigir disparidade, o Agente social estado, formado por representantes da população, aplica impostos e investem na inclusão social e na infra-estrutura.

Atualmente o estado é malvisto pela maioria da população, pois a mesma não se sente representada.

Os representantes do povo que teriam como missão, de corrigir disparidades do mercado através da criação e fiscalização de leis, e zelar pelo cumprimento das mesmas, muitos ao invés disso, utilizam suas influencias, para obter benefícios próprios.

Socialismo.

É considerado capitalismo utópico quando vem do fato dos teóricos exporem seus princípios de uma sociedade ideal, sem indicar os meios de alcançá-la.

O socialismo se difere do capitalismo, a partir d momento que o poder é fortemente centralizado e as operações comerciais, são fortemente vigiadas pelo governo, ou então totalmente controlada, ao ponto de a máquina publica ser o único empregador e fornecedor de uma população. A propriedade privada não existiria, e a lei da oferta e procura também não existiria, como também a concorrência.

As desvantagens da implantação de um sistema de governo assim seria a criação de uma nova constituição, de ideais igualitários, onde a economia seria planificada, eliminaria a concorrência, desaquecendo o mercado, sem na fuga imediata de capitais, perante o risco de estatização, o pais teria pouco investimento externo, pois seria considerado investimento de risco, seria um pais fortemente estatal, controlado pelo estado.

Atualmente por pressão de mercado e pelo fluxo muito rápido da informação, pelo reflexo da globalização, ao capitalismo e o socialismo estão cada vez mais convergentes, uma prova disto é o crescente mercado chinês, dito como socialista, já se equiparando ao mercado americano.

Comentários


Páginas relacionadas