Área Urbana e Área Rural

ESPAÇO URBANO E RURAL


Introdução

Este trabalho tem como objetivo dar informações e mostrar o que é:

- Espaço Urbano (cidade)

-como estão os espaços urbanos do Brasil.

-vamos apontar os pontos positivos e negativos de se viver no espaço urbano.

-quais são os principais problemas das cidades brasileiras.

- Espaço rural (campo)

-como estão os espaços rurais do Brasil.

-vamos apontar os pontos positivos e negativos de viver no espaço rural.

-também esclareceremos se o Brasil é um espaço rural ou urbano.

-por que podemos dizer o Brasil é um país urbano, industrial e agrícola.


Área Urbana

1- O que é espaço urbano?

O grande número de pessoas caracteriza muito bem o espaço urbano. Nas cidades as atividades que predominam são a Indústria e o Comércio. Podemos encontrar neste espaço, locais de extrema importância para o desenvolvimento e o crescimento do lugar como as sedes dos poderes políticos a nível municipal (prefeitura, câmara dos vereadores etc.) e empresarial (sedes de lojas, fábricas, bancos etc.)

As cidades passam por muitas transformações ao longo de sua história. Os grandes centros urbanos vão crescendo a cada dia com a criação de loteamentos e a formação de Industrias e bairros.

Para concluir a idéia de espaço urbano podemos dizer que as cidades estão em constante transformação.

2- Como estão os espaços urbanos brasileiros?

Algumas cidades se caracterizam pelo número de turistas, outras pelas grandes Indústrias e até mesmo pela atividade de Porto e Comércio. São diferentes atividades que agem para o sustento das famílias em suas respectivas cidades, em outras palavras o desenvolvimento de tal espaço urbano depende de uma atividade para crescer. Mas isso não quer dizer que todos do espaço estejam incluídos nesta atividade. Nas cidades existe muita desigualdade social que é caracterizada pelos diferentes trabalhos, o importante é tirar sua renda no final do mês.

3- Viver na cidade é bom? Aponte vantagens de se viver em um espaço urbano.

Viver na cidade aponta vários pontos positivos: as pessoas têm mais conhecimentos sobre as atualidades e tecnologia, as coisas são mais fáceis de se conseguir pois a industrialização é mais avançada do que no espaço rural, e os moradores da cidade conseguem mais acesso ao comércio, acesso á saúde, acesso aos conhecimentos tecnológicos e inúmeras possibilidades.

4- Aponte pontos negativos, as desvantagens de se viver numa cidade?

Apesar de ter grandes vantagens, viver na cidade também tem suas desvantagens como, o ar poluído causado pelo grande número de carros se movimentando e pela acumulação dos lixos espalhados nas ruas e calçadas, também se encontra a desigualdade social e econômica, mas o mais importante a lembrarmos é o desemprego que está presente nas cidades e "obrigam" cinco milhões de crianças brasileiras a trabalhar, deixam cerca de 20% da população economicamente ativa, desempregada e as conseqüências disso deixam as pessoas desempregadas trabalhando como guardadores de carros, catadores de papel e sucata, engraxates, diaristas e vendedores ambulantes. Mas a maior vergonha do nosso país é a violência que mata inúmeras pessoas e aumenta cada dia mais.

5- Quais os problemas das cidades brasileiras?

Nosso país é um país capitalista que por sua vez é um país de grandes desigualdades sociais, onde as pessoas são remuneradas de uma forma muito diferenciada e de um certo modo desigual perante algumas pessoas. Essas desigualdades formam-se devido há uma minoria que tem altos rendimentos, uma parcela reduzida com rendimentos altos, e grande parte com rendimento muito baixo.

Nas cidades brasileiras uma parcela de pessoas com rendimento alto e médio, vivem em residências amplas, com coleta diária de lixo, iluminação pública, centros de atendimento de saúde e centros comerciais próximos, estes imóveis são mais valorizados que em outros bairros.

Um grande número da população brasileira, vive em favelas, e estes são os de baixa renda que geralmente são localizados em lugares bastante afastados do centro, essas pessoas possuem atendimentos precários urbanos e a falta de recursos para moradia leva muitos há improvisar nos materiais de construção usados nos abrigos.

As cidades brasileiras também enfrentam um outro sério problema, o desemprego e a violência.

Desemprego: mesmo que a urbanização cresceu de uma forma considerada, o aumento de empresas também cresceu, entretanto este número de vagas não cresceu de acordo com a população. A grande conseqüência do desemprego é de que o número de pessoas trabalhando como diaristas, lavadores de carros, vendedores ambulantes, engraxates e catadores de lixo, aumentou muito. Essas atividades são praticadas não apenas por desempregados, mas também por empregados que exercem este trabalho para aumentar a renda mensal.

O aumento do desemprego cresceu principalmente devido às crises econômicas que o país tem passado, essas crises provocam o fechamento de diversos setores de atividades.

Violência: todo mundo sabe que lugar de criança é na escola, que criança tem que brincar, praticar esportes e se associar nas atividades interativas, mas isto não esta acontecendo, é grande o número de crianças que entram para a criminalidade nos grandes centros, elas são submetidas a entrar para este número devido há situação de miséria e violência em que habitam, conseqüentemente essas crianças são levadas a entrarem em contato com as drogas, armas de fogo e freqüentemente participam de furtos que acabam os levando em confronto com a polícia.

Os problemas de infra-estrutura urbana, também são muitos em todo país, as cidades brasileiras estão crescendo e a infra-estrutura não está conseguindo alcançar este crescimento urbano, para solucionar este problema seria essencial que fizessem ampliações na infra-estrutura.

E por último os grandes centros urbanos enfrentam graves problemas ambientais com relação à poluição e ao lixo.

A poluição atmosférica é provocada pelos veículos automotores, pela queima de lixo e pelas Indústrias. Isso pode causar doenças atmosféricas muito graves.

O lixo é um fator muito crítico, pois há muitas cidades que ainda não se adaptaram ou não possuem o procedimento da reciclagem e de um sistema de coleta eficiente.

Nos chamados lixões os resíduos são aproveitados através da reciclagem, porém existem muitos depósitos a céu aberto que contaminam o solo, os rios, as águas subterrâneas e o ar. Estas contaminações atingem também a saúde da população, como por exemplo a água poluída.

Por uma cidade Melhor:

Para solucionar os problemas das cidades brasileiras, é preciso cada pessoa fazer a sua parte e assim podermos melhorar o cotidiano da população e o espaço onde habitam.


Área Rural

1- O que é espaço rural?

Espaço rural, mais conhecido como interior, onde a maioria das vezes este espaço é composto por vegetação, com muitos tipos de arvores, com matas, florestas, pastagens, açudes e lavouras. No espaço rural a principal atividade caracteriza-se a economia, a pecuária, agricultura, e as atividades extrativas, que são utilizadas em produção de matéria prima e também na de alimentos.

A agricultura e a pecuária sempre mantiveram um destaque na economia nacional e é também uma das atividades de economia mais antigas.

2- Como estão os espaços rurais no Brasil?

A maioria dos brasileiros habitam em pequenas e médias propriedades onde o trabalho é feito pelas próprias famílias. Esses proprietários têm poucos recursos e também poucas informações, a maioria desses agricultores enfrentam dificuldades com as lavouras pois apresentam baixa produtividade. Porém estes produtos são responsáveis por grande parte da produção de alimentos consumidos no país.

3- Viver no interior é bom? Aponte as vantagens de se viver neste espaço.

É muito bom viver na tranqüilidade do campo, acordar cedo com o canto do galo, respirar ar fresco, comer a comida plantada em sua própria terra, andar ao calor do sol, com o caminho livre e sem medo de violência, trabalhar a merecida comida, relembrar que cada dia estão sendo criadas mais máquinas para melhor limpeza e saúde da produtividade do plantio e das criações de animais e pensar que no espaço rural há pequenos plantadores, mas grandes brasileiros.

4- Aponte pontos negativos, as desvantagens de se viver em um espaço rural.

Além de já haver várias máquinas para a produtividade do campo as pessoas deste espaço não conseguem tão facilmente o acesso a tanta tecnologia, ao conhecimento avançado.

As atividades rurais possuem poucas escolhas de empregos, plantar, criar ou servir, basicamente destina-se á produção de alimentos e matéria prima.

5- Quais os principais problemas do espaço rural brasileiro?

Muitas vezes pensamos que existem problemas apenas na cidade, e que no campo é tudo mais tranqüilo, calmo. Mas não é assim. A vida no espaço rural passa por muitas crises e dificuldades, enfrenta que resultam em muito sofrimento para ter o que comer. Um dos grandes problemas presentes no campo é o trabalho escravo. São pessoas que procuram na agricultura uma vida melhor e um sustento garantido. Mas acabam entrando em uma grande mentira, onde quem sai lucrando são apenas os patrões. Entram nas fazendas sem contato com o mundo exterior. Ali trabalham durante 2 ou 3 meses, sem ninguém lhes cumprirem as promessas feitas. Quando realmente não agüentam mais e querem sair do trabalho não podem, por que tudo o que comeram e o teto onde ficaram, é cobrado em dobro. Então os que tentam fugir ou reclamam são torturados e até mesmo assassinados.

Outro grande problema é os trabalhadores sem terra. Esses trabalhadores atuam no movimento MST que improvisa a moradia dessas pessoas em fazendas sem autoridade dos proprietários, o que gera muitos conflitos e mortes na área rural.

Por último o que na minha opinião é o pior problema é o desequilíbrio ambiental que causa estragos muito grandes. Queimadas na Amazônia, secas nas represas do Sudeste, ciclones no sul. Todas essas cenas fazem parte do aquecimento global. Isso acabou prejudicando muito a agricultura e sua produção. "Segundo o agricultor Cleo Aquino, trabalhador do Sudeste, o desequilíbrio ambiental provocou perda do milho de 75% a 80% e o feijão de 90% a 95%, até 100%". Foi preciso distribuir cesta básica na região para os moradores não morrerem de fome. E não acaba por aí, no campo existem muitos outros problemas que geram mortes em todo país.

6- O Brasil é um espaço Urbano ou rural?

O Brasil é um espaço Urbano, porque 80% dos brasileiros vivem nas cidades.

Mas na verdade não foi sempre assim. O processo de urbanização começou a agir por volta de 1930. Antes 70% da população se concentrava no espaço rural. O crescimento de pessoas nas cidades começou devido ás indústrias, siderúrgicas e petroquímicas que foram instaladas na área Urbana. Isso atraiu milhares de pessoas do campo a virem morar nas cidades.

7- Pode-se dizer que o Brasil é um país Industrial, agrícola e Urbano?

Sim. Diz-se que o Brasil é um país urbano pelo fato de que a maioria dos brasileiros vivem na cidade. Industrial porque a base da economia é a atividade nas industrias e Agrícola, pois todas as matérias-primas para os produtos industrializados são cultivados na agricultura.


Curiosidades

Agricultura:

O que afeta a atividade agrícola?

Cerca de 40% da produção agrícola se perde por causa de doenças, pragas e ervas daninhas. As pragas são as que mais causam danos, pois seu combate pode ser contraproducente. A utilização de uma imensa variedade de agrotóxicos afeta mais as espécies de insetos e aves que as próprias pragas. Os agrotóxicos também podem ter efeitos muito graves na saúde dos agricultores encarregados de aplicá-los.

Todos os solos podem ser cultivados?

Nem toda a superfície do globo pode ser usada para fins agrícolas. Muitos solos não são propícios para o cultivo, principalmente em regiões frias como o Ártico, a Antártida e as montanhas. Outras terras são muito desérticas, altas demais ou pobres em nutrientes. As áreas não aptas representam mais de 60% do continente terrestre.

O problema ambiental mais sério na agricultura é a erosão?

A erosão do solo é o fator mais sério de degradação. Em média, 30% da área agrícola já foi degradado em razão deste problema, que é tão grave em algumas regiões, que 2 milhões de hectares por ano deixam de ser produtivos. No Brasil, esse é o fato que mais atinge as ricas terras agriculturáveis dos estados do Sul.

Indústria e Cidade:

Quais são as Indústrias que mais poluem as águas?

As indústrias que mais poluem as águas são as refinarias, indústrias de plásticos e borracha e fábricas de gás de carvão. Os rios são os elementos naturais mais poluídos do nosso ambiente.

Poluição do ar nas grandes cidades?

Nas grandes cidades h muitas fbricas e muito trnsito de veculos. Por isso o ar fica poludo, pois recebe grande quantidade de gases txicos.O ar um recurso natural indispensvel aos seres vivos. As pessoas devem controlar o lanamento dos gases poluentes na atmosfera, para preservar este recurso natural.


Conclusão

Este trabalho foi um trabalho muito legal de se fazer pois com ele conseguimos entender o que é espaço urbano e o que é espaço rural, compreendendo os pontos negativos e positivos de viver no campo e na cidade, as suas vantagens e desvantagens.

Ao fim, concluímos que não existe um determinado lugar de se viver, não importa se você vive no campo ou na cidade o que importa é que você se encontre no ambiente aonde gosta de viver e com as pessoas que gosta de conviver!

Comentários