Cultura

Autor:
Instituição: UNISA
Tema: Comunicação

Cultura


Cultura?

Ato, efeito, ou modo de cultivar, o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característicos de uma sociedade; de uma civilização.

O desenvolvimento de grupos sociais, uma nação que é fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento desses valores, civilização, progresso.

Atividades e desenvolvimentos intelectuais, saber, ilustração, instrução: Ministério da cultura, a cultura do espírito.


Sociedade?

Conjunto de pessoas que vivem em certa faixa de tempo e espaço, seguindo normas comuns, e que são unidas pelo sentimento de consciência do grupo, corpo social. Meio humano em que o indivíduo se encontra integrado, a sociedade constitui-se de classes de diferentes níveis, relações de pessoas, vida em grupo, participação, convivência, comunicação.

Grupos de pessoas que se submetem a um regulamento a fim de exercer uma atividade comum ou defender interesses comuns.

Existe uma certa deficiência cultural no Brasil, são poucos os projetos existentes que investem na educação e desenvolvimento da sociedade.

Ocorre a invasão de uma indústria cultural americanizada que objetiva o consumo desenfreado, que influencia não só o Brasil como boa parte de todo o mundo, no que diz respeito a regras de comportamentos, valores, etc...

Para os brasileiros a TV é o veículo de maior acesso à "cultura", as telenovelas são responsáveis por grande parte da audiência e já trazem como temas, assuntos polêmicos como clonagem humana, doação de órgãos, desaparecimento de crianças, entre outros, porém, o maior enfoque dessas produções é apresentar um padrão de beleza perfeito, refletindo um aspecto de exclusão social e racial das minorias, que retrata o negro como marginal ou serviçal, sendo raras as reais chances que lhe são dadas, ou seja, nem tudo que é apresentado na TV tem aspectos positivos.

A TV a cabo conhecida como canal fechado está sendo mais uma opção, algumas programações estão voltadas para assuntos banais, sem conteúdo, apenas para entretenimento, mais existe os canais educativos de arte e cultura, porém, ainda é considerado um produto "elitizado", infelizmente nem todos podem ter acesso.

Talvez a TV cultura seja o único canal sem fins lucrativos que visa uma programação totalmente educacional, o canal vem ao longo dos anos tentando se manter em função das dificuldades financeiras que enfrenta, e isto ocorre, devido a falta de interesses comerciais, por não ser uma cultura de massa descartável e visar apenas a desalienação de uma sociedade.

O cinema brasileiro ganha cada vez mais destaque e qualidade, já acontece uma difusão de filmes nacionais para o exterior, mas ainda há muitos investimentos que devem ser feitos para diminuirmos a predominância norte-americana em nosso país.

Atualmente já temos campanhas promocionais que permitem o acesso ao cinema de classes menos favorecidas, isto poderia ocorrer com o teatro um respeitado disseminador de cultura, mas também o menos acessível.

Apesar das campanhas de incentivo à leitura, as escolas públicas e estaduais, possuem bibliotecas precárias, e os preços dos livros são exorbitantes, restando à população poucas alternativas.

Estes são apenas alguns dos tópicos abordados, pois, a cultura é um campo muito complexo e diversificado que dá margens a diversas ramificações. A cultura não se restringe apenas ao conhecimento que o homem obtém ao longo de sua vida, ela também se manifesta através das tradições que são passadas de pai para filho, através dos povos e dos tempos.

Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

Editora Nova Fronteira

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira

Comentários