Amigo Nerd.net

História na Sala de Aula: Conceitos, Prática e Propostas

Autor:
Instituição: Unipac
Tema: Didática da História

Didática da História

Barbacena – Março de 2005


FICHAMENTO

Historia na sala de aula: conceitos, praticas e propostas / Leandro Karnal, (Org).

São Paulo: Editora contexto – 2003.


CAPITULO 1

Por Uma Historia Prazerosa e conseqüente – Jaime Pinsky e Carla Pinsky

O problema: pag-17 a 19.

As Grandes mudanças ocorridas no final do século XX causaram grande perplexidade entre professores e alunos de historia deixando os perplexos e cépticos em relação ao seu potencial transformador. Diante de grandes transformações passamos a acreditar no que não é rápido é valido e perdemos nosso poder de analise. Entretanto não podemos desanimar perante a a água do banho, jogar fora também o bebê.

A proposta PAG. 19 A 22

Grandes problemas atuais como fim do socialismo, desigualdade social, o domínio do pelo os EUA. "mas após o atordoamento inicial não podemos correr o perigo de junto com

A favor do conhecimento humanista ao mesmo tempo que condena o direcionamento que o mundo tem tomado a escola tem esquecido a sua parcela de responsabilidade na formação humanistica do aluno. Substituindo as aulas de História por outras como informática, gramática normativa e outras. Queira ou não é impossível negar a importância da historia, conforme palavra do Historiador Eric Hobsbawn: "ser membro da consciência humana é situar-se com relação a seu passado’. Isto mostra que a Historia é referencia e só precisa ser bem ensinada.

No momento em que grandes transformações acontecem no mundo, também acontece na área da historia, onde vários historiadores são chamados na mídia para explicar o mundo. Os professores de historia devem mostrar não só as tragédias que ocorreram no mundo como também grandes transformações, grandes invenções criadas pelo o homens, bem como artes e musicas que marcaram a historia dos nossos ancestrais.

"Os países que não agirem a favor a favor da História ficarão fadados a distanciar cada vez mais daqueles outros ricos ou não que colocam a educação e a cultura, incluindo a histórica como prioridade real". Pag.22.

O papel do professor de historia Pag- 22 a 23

É necessário que o ensino de Historia seja revalorizado e o que os professores conscientize de sua responsabilidade social perante os alunos preocupados em ajuda-los.

Neste momento em que vivemos os alunos são bombardeados por informações de todos os lados, cabe o professor trasnforma-las em conhecimento. Para isto o professor tem que estar preparado, tem que ter conteúdo, e se existe problemas como desvalorização do professor, mal remuneração, cabe o mesmo lutar pelos os seus direitos na esfera competente para mudar esta situação. "Afinal o professor é o elemento que estabelece a intermediação entre o patrimônio cultural da humanidade e a cultura do educando é necessário que ele conheça bem tanto um como o outro". Pag23.

Pela volta do conteúdo na aulas de história.

" O passado deve ser interrogado a partir de questões que nos inquietam no presente. (caso contrario, estuda-lo fica sem sentido) por tanto, as aulas de historia serão muito melhores se conseguirem estabelecer um duplo compromisso com o passado e o presente. pag23. , Compromisso com o presente não significa tentar encontrar no passado justificativa para entender o presente e sim tomar como referencia acontecimentos do passado em todas as áreas para podermos interpretar o mundo, estabelecer limites sociais, mudar limites, , contestar, consolidar instituições, preservar atitudes, realizar rupturas, estudar o passado não significa estudar o passado pelo passado e sim para usar estes conhecimentos com o objetivo de uma reflexão constante. O professor deve escolher os conceitos mais importantes a serem discutidos com os alunos para que possa fazer correlações com fatos de tempos cronológicos distantes como situação das mulheres na idade media, a insatisfação dos plebeus na Roma antiga e os outros fatos mais recentes.

Capacitar os estudantes no sentido de percebermos a historicidade de conceitos como a democracia, cidadania e beleza.

Fazer com os alunos não só entenda os problemas do passado como também entenda e faça correlação com o presente.

Uma questão de abordagem. Pag,26

"Tendo como paradigma o ensino de historia simplificado e esquemático de algumas décadas atras, criou se um mal estar com relação a história social, apoiada na concepção materialista da historia. Pag.26.

Temos que ver a história como processo. Temos que explorar as possibilidades que Permite a história, inclusive de percebermos que somos sujeitos da História.

O Potencial transformador do ensino de Historia. Pag.27

É um assunto que causa calorosa discussão, entretanto é bastante complexo, até que ponto este ensino transforma, e qual a posição do professor , muitas vezes ultrapassa o racional e quer impor sua verdade, uma verdade pronta, muitos com suas ideologias querem impor sua opiniões, tornam cabos eleitorais privilegiados, impondo o que o mestre acredita ser o ideal, não devemos ser apoliticos, entretanto devemos passar ensinamentos éticos para que o próprio aluno tomar sua decisões.

O que ensinar (do obstrato para exemplos concretos)

Os professores muitas vezes ficam preocupados em ensinar toda matéria e frustados com o fracasso impossível diante desta tarefa. Com o numero baixo de aula de historia o profe4ssor tem que fazer seleção do que acredita ser o melhor recorte a ser estudado, selecionando o conteúdo.

O autor cita alguns recortes da historia que devemos seguir:

Comentários


Páginas relacionadas