Projeto de Pesquisa: Análise Literária do Espaço Físico, Psicológico e Social na Obra de Eça de Queiroz

Autor:
Instituição: Faculdade Pereira de Freitas
Tema: Análise literária do espaço físico, psicológico e social na obra de Eça de Queiroz.

Projeto de Pesquisa: Análise Literária do Espaço Físico, Psicológico e Social na Obra de Eça de Queiroz
Faculdade Pereira de Freitas
2009

 

 

 

1 - Tema

Análise literária do espaço físico, psicológico e social na obra de Eça de Queiroz.

 

2 - Delimitação do Tema

Conto Singularidades de uma Rapariga Loura, de Eça de Queiroz.

 

3 - Problema

Reconhecer dentro da obra Singularidades de uma Rapariga Loura, aspectos sociais, psicológicos e físicos que evidência a ideia do Realismo, como uma reação contrária ao Romantismo, apoiando – se na opinião expressa no conto queiroziano.

Apresentar a sociedade burguesa de Portugal, cujo núcleo de organização, o casamento, deixava – se atingir mortalmente pelo adultério a quase e total decadência moral, política e religiosa.

O conto apresenta uma linguagem objetiva, definidora, cheia de pormenores que indicam situações psicológicas que nos faz perceber um processo de decantação, transfiguração, próximo do mais poético lirismo, em detrimento da narrativa romanesca.

Seria a decadência social fator determinante para as causas e ações que levaram a personagem Luisa a roubar e enganar Macário?

 

4 - Geral

O objetivo geral é mostrar o envolvimento do personagem com a crise sentimental e o seu desalento com a pessoa amada mesmo esse tendo um comportamento honesto e puro.

Apresentar através das personagens principais o contraste do romantismo que prescrevia sempre um final satisfatório.

Eça de Queiroz vem transformar o elemento mais caro da estética que combate os valores da burguesia da época mostrando o mascaramento e o desvelamento da mesma, chamando a atenção para a realidade.

Desnudar a hipocrisia literária do romantismo que mostrava a mulher, antes sempre descrita como um ser puro, quase santificado. O autor insere á sua obra uma mulher interesseira, que consegue conquistar um homem honesto em busca da felicidade.

 

5 – Justificativa

Apresentar para os alunos de letras através de conto de Eça de Queiroz, a decadência da Burguesia Portuguesa pondo a mostra a realidade da sociedade daquela época, condensados no adultério onde ele atacava de frente o casamento trazendo a as misérias que destroem a Burguesia, em ligação com o pensamento de sentido pragmático e a acomodatício, que se afunda na luxuria, no conforto material trazido pelo dinheiro ou nos hipócritas convenções sociais.

Eça expunha friamente a Burguesia no intuito de moralizar, reformar pela revelação do erro, dando a ela a possibilidade de tomar consciência da situação e de encontra uma saída honrosa para ela.

 

6 – Fundamentação Teórica

Neste projeto de pesquisa, pretendemos trabalhar com a Teoria da Ambientação comprovando fatos marcantes da sociedade portuguesa no período do Realismo como contraste ao Romantismo. Fatos esses encontrado no conto Singularidades de uma Rapariga Loura, de Eça de Queiroz (Massaud(1968)),( Megale(1940) ), (Cândido(1970), (Osman(1976)), (Tacca(1983)), (Bakhitn(1993)).

A escolha do elemento Ambientação veio da importância das personagens Macário e Luisa como mediadores das ações da sociedade lisboeta daquela época.

 

7 – Metodologia

A pesquisa se fará seguindo etapas próprias, a partir de algumas hipóteses norteadoras.

 

8 - Procedimentos

O trabalho constará das seguintes etapas:

1. Leitura de textos de orientação teórica- Literária;
2. Pesquisa Bibliográfica: livros, artigos, bibliotecas, sites de Internet.
3. Análise geral dos resultados.

 

9- Cronograma

Sugestão para quatro meses.

tabela

 

10- Referências

MEGALE, Heitor. Realismo. In: Elementos da Teoria Literária. 2º ed. São Paulo: Editora Companhia Editora Nacional, 1940.

MASSAUD, Moisés. A Literatura Portuguesa Através dos textos: 29º ed São Paulo: Editora Cultrix, 2001.

MASSAUD,Moisés. O conto Português. São Paulo: Editora Cultrix, 1975.

QUEIRÓZ, Eça de. Obras de Eça de Queiroz – Contos. Lisboa: Livros do Brasil, 1990.

LINS, Osman. BARRETO, Lima. e o Espaço Romanesco.São Paulo: Editora Ática (Coleção ensaios), 1976.

www.google.com.br acessado nos dias 14/03/09 – 21/03/09

www.ciberfil.hpg.ig.com.br acessado no dia 21/03/09

 

 

 

Comentários