Amigo Nerd.net

Sistema Escolar Brasileiro

Autor:
Instituição: Ceunsp
Tema: Resenha

Sistema Escolar Brasileiro


Querino Ribeiro define sistema escolar,como um conjunto de escolas onde o indivíduo entra criança e segue até sua adolescência chegando assim a sua maturidade,maturidade essa suficiente para agir com total responsabilidade.E o que se nota é que Ribeiro se antecipou há seu tempo,pois não se deteve a estrutura do sistema escolar mas em todo o processo de escolarização.

Segundo Lalande sistema são elementos ou materiais que não dependem uns dos outros mas é organizado.Isso define a idéia de estrutura do sistema que é independente e harmônico voltado para o interior sem se preocupar com o exterior.

O sistema pode ser fechado ou aberto,o fechado não tem interferência com o ambiente já o aberto permite a entrada e a saída de elementos.Mas tanto o aberto quanto o fechado abrem exceções para que alcance seus objetivos.

O supersistema envolve os sistemas maiores como a escola inserida na sociedade e os subsistemas que são menores ,mas que neles se encontram atividades como de ensino/aprendizagem produzido na sala de aula.

O sistema escolar é aberto e propõe a educação sem descartar os aspectos físicos,emocionais,morais e sociais.

A escola foi criada para que se alcançasse o desenvolvimento intelectual.,mas com o aumento da cobrança pela sociedade exigindo cada vez mais da escola e para que se priorizasse a educação como um todo e não somente alguns setores.

Mas isso não depende só da escola mas sim do sistema escolar,que é a rede de escolas as pessoas que se dedicam à educação como os,catequistas,professores particulares e etc.

Sistema escola e a sociedade são um supersistema ,o sistema escolar recebe da sociedade múltiplos elementos e os transformam para o retorno à sociedade,cumprindo assim sua função social utilizando os parâmetros sociais de sua localização.

O sistema escolar depende do conteúdo cultural,dos recursos humanos,financeiros ,materiais e dos alunos,tudo isso tem que ser absorvido pelo sistema escolar todas as informações que são constantes,para o enriquecimento cultural tanto do docente como do educando.E é por isso que as verbas destinadas à educação tem que ser bem destinadas e administradas para a amenização da escassez educacional.os bens materiais para que ocorra a educação é o básico para que isso aconteça,e o principal que são os alunos pois sem os mesmo não existiriam escolas.

A contribuição do sistema escolar para a sociedade é ampla pois quando maior o número de indivíduo na escola maior contribuição social pois só cidadão com um bom nível escolar são capazes de contribuir não só para o crescimento individual como o crescimento em todos os setores quanto mais se aprende maior a contribuição,a capacitação é indispensável para a sociedade.

A estrutura do sistema escolar é formada pelas redes escolares em duas vértices

Estrutura da sustentação que é a estrutura administrativa que apresenta elementos não-materiais as normas,que são as leis,decretos e constituições,portarias instruções,metodologia, de ensino,currículos e programas,ética etc.Que são mantidas pelo,Poder Público,Federal,Estadual e Municipal,entidades particulares,as leigas e confessionais,entidades mistas,autarquias e etc.

A administração cuida do sistema escolar e toda sua estrutura.

O sistema escolar brasileiro não é deficiente não se encaixando na definição de Lalande pala a palavra sistema que é "conjunto de elementos que formam um todo organizado" ,mas por outro lado existem fatores que rumam para esta definição como a localização no limite territorial nacional,estar a serviço da cultura brasileira,ser ministrado na língua oficial do país,todas as escolas sobe uma legislação,articulação entre os graus etc.

Para o funcionamento do sistema escolar brasileiro seria necessário recursos suficientes,qualidade de ensino,vagas suficientes,currículos e programas atualizados constantemente,desempenho dos estudantes,ausência de evasão e repetência,formação

de profissionais em vários níveis para atender adequadamente a clientela,desenvolvimento social para melhor expressão oral e escrita.orientação para administração dos bens individuais.

Mas isso ainda é uma utopia ,pois não dispomos de recursos financeiros para gerar essa estrutura ideal,advindo de erros passados e agora acumulada espelhando nosso desenvolvimento.

Acredito que o Brasil só terá um Sistema Escolar quando a economia e a educação andarem de mãos juntas a caminho do progresso econômico,educacional,social.Pois ainda que infelizmente a questão econômica define o que dá certo ou não neste país.

Comentários


Páginas relacionadas