Amigo Nerd.net

A Fundação da Psicologia Moderna

Autor:
Instituição: Ites
Tema: Resumo

A Fundação da Psicologia Moderna

2004


Qual a principal importância de Fechner para a psicologia?

Foi o fundador da psicofísica e o pai da psicologia experimental, desenvolveu a primeira e mostrou o caminho da segunda.

Porque Wundt é considerado o fundador da psicologia?

Porque foi ele quem publicou ou escreveu o livro mais importante na história da psicologia moderna, o livro "Esboços de Psicologia Fisiológica" e também em 1879 na Universidade de Leipzig estabeleceu o primeiro laboratório psicológico do mundo. Porque também ele foi o primeiro a propor que a psicologia deveria ser uma ciência independente e a propor qual deveria ser o objeto e o método da psicologia.

Qual seria o principal objeto de estudo da Psicologia para Wundt? E quais seriam os métodos da Psicologia?

O objeto de estudo seria o mundo mental (experiência imediata) e o mundo das experiências e os métodos usados seriam introspecção, observação.

Que problema a Psicologia deveria enfrentar, segundo Wundt?

O problema para a psicologia era na verdade o problema de o que fazer cientificamente a propósito desta experiência, e Wundt dava uma dupla resposta: a experiência devia ser analisada em seus elementos, os elementos deviam por sua vez ser examinados com a natureza de suas conexões uns com os outros.

Como Wundt concebia a relação entre a mente e corpo?

Acreditava que para cada processo mental houvesse um, correspondente, e concorrente processo físico. Estímulos do mundo exterior, agindo sobre os órgãos dos sentidos, provocavam impulsos nervosos que, por sua vez, davam lugar à atividade do cérebro.

Com a atividade do cérebro vinha a atividade mental, mas a primeira na realidade não "causava" a segunda, nem poderia causar a primeira.

Como foi a influência da Wundt entre os estudantes e os pesquisadores da época?

A influência de Wundt foi tremenda. Seus alunos e seus livros levaram seus ensinamentos às partes mais longínquas do mundo civilizado, despertando um agudo interesse no dissecar as partes da mente com os "instrumentos de latão" da fisiologia. Novos laboratórios foram criados em várias Universidades, novos cursos de instrução foram oferecidos, novas revistas de Psicologia apareceram e novos livros de textos foram escritos.

Charles Darwin (1809 – 1882)

No Ocidente, até meados do século XIX, dominou a hipótese fixista. No entanto, desde o século XVII essa hipótese vinha sendo questionada. Alguns estudiosos formularam a hipótese da Evolução.

Darwin confirmou a hipótese da evolução a partir do material coletado em suas viagens. Ele formulou a hipótese da Seleção Natural para explicar a evolução das espécies:

Portanto os mais adaptados sobrevivem e passam suas características aos seus descendentes.

Gustav Theodor Fechner (1801 – 1887)

No século XIX surgiu o movimento chamado de psicofísica, cujo fundador foi Fechner.

Partindo do pressuposto de que havia uma relação mensurável entre o estímulo físico e a sensação causada pelo estímulo, Fechner resolveu investigar experimentalmente tal relação.

Os eventos mentais eram registrados indiretamente, mediante o relato verbal e os estímulos físicos eram controlados por instrumentos apropriados. Abordando eventos psíquicos experimentalmente, Fechner mostrou a possibilidade de se construir uma psicologia experimental.

A fundação da Psicologia Moderna. (Cap. 2)

Wilhelm Wundt (1832 – 1920)

Wundt é considerado o fundador da psicologia como uma ciência independente. Ele foi o primeiro a propor que a psicologia deve ser um campo de conhecimento autônomo e a estabelecer o objeto de estudo e os métodos específicos da investigação psicológica.

Para ele, a psicologia seria a ciência da consciência. Ela teria como objeto de estudo a experiência imediata, isto precede a intervenção da reflexão. Os métodos da psicologia seriam a experimentação. Para ele, toda experimentação em psicologia implicaria em introspecção, pela qual entende a análise sistemática dos conteúdos conscientes em seus elementos.

A tarefa da psicologia seria em primeiro lugar, decompor os complexos conscientes em seus elementos constituintes e em segundo lugar, estabelecer as leis que determinam as associações entre os elementos.

Wundt vai propor que se faça metodicamente aquilo que os filósofos associacionistas achavam que era preciso. Para ele, para se conhecer a mente humana seria preciso analisa-la em seus elementos constituintes.

Titchener e o Estruturalismo

De acordo com o Estruturalismo de Titchener a psicologia seria o estudo da mente. Esta é concebida como a soma da experiência humana.

O objeto de estudo da psicologia seria a experiência consciente. Como diz ele: a experiência dependente de um sujeito experienciante.

O método da Psicologia é a Introspecção e a tarefa da Psicologia seria responder 3 questões:

A análise mostra que toda experiência consciente é composta por 3 elementos:

Análise: A descrição de qualquer secção da experiência tende a ser uma análise, pois analisamos o que quer que descrevamos, dividimos o objeto de nossa observação em certas partes fundamentais.

O papel da Análise é responder à pergunta "O quê?".

Síntese: Exige o estudo das conexões entre os processos mentais elementares e é o caminho para a determinação das leis de conexão destes processos.

É a segunda fase do problema e responde à pergunta "Como?".

Sensação: Elementos que compõem as percepções.

Percepções: tudo que a gente experiência conscientemente.

Imagens: Elementos das idéias.

Haveria 7 modalidades de Sensações:

Sensações : são os elementos característicos da percepção, das vistas, dos sons e experiências similares devidas ao nosso ambiente presente.

As imagens seriam os elementos das Idéias, ou seja, das recordações.

As imagens seriam: visuais, acústicas, olfativas, tácteis, gustativas e orgânicas. As cinestésicas não fazem parte das imagens.

As afecções seriam os elementos das emoções: prazer e desprazer.

Os elementos mentais (sensações, imagens, afecções), possuem atributos. As sensações e as imagens possuem os seguintes atributos:

As imagens Visuais e Tácteis possuiriam um quinto atributo:

Extensão: é a propriedade de ocupar lugar no espaço, podem ser localizadas pelo cheiro, som, etc... (fator espacial das experiências).

As Afecções não teriam o atributo da Clareza e nem da Extensão por tanto os seus atributos seriam:

Se você focalizar o elemento da Clareza ela desaparece.

As Afecções quando associadas a Sensações Orgânicas e Cinestésicas formam os Sentimentos Sensoriais (tensão, relaxamento, calma e excitação). Os sentimentos sensoriais quando associados a outras imagens e sensações dão origem às Emoções.

Idéia: combinação de imagem.

Afecções: prazer e desprazer

Imagens combinadas: Idéias

Percepções: combinações de sensações


EXPERIÊNCIA CONSCIENTE

Percepções é a combinação de sensações (visuais, acústicas, gustativas, tácteis, olfativas, cinestésicas e orgânicas) + Atributos (qualidade, intensidade, duração e clareza).

Idéias é a combinação de imagens (olfativas, orgânicas, visuais, acústicas, tácteis e gustativas) + Atributos (qualidade, intensidade, duração e clareza).

Emoções: (sensações + imagens + afecções) prazer e desprazer + Atributos (intensidade, qualidade e duração).

A lei que rege as associações dos elementos é a contiguidade (proximidade).

Comentários


Páginas relacionadas