Amigo Nerd.net

Reflexão sobre o filme "Instinto"

Autor:
Instituição: FAM
Tema: Psicopatologia

Psicopatologia: Reflexão sobre o filme "Instinto"

FAM
2007

O filme “Instinto” nos relata a historia de um famoso antropólogo que desaparece em uma de suas viagens para a África. Ele é reencontrado em Ruanda dois anos depois, mas antes de ser detido ele mata três homens e fere dois. Após algum tempo o governo americano consegue sua custódia e ele passa a ser analisado pelo Dr. Theo Calder, um psiquiatra que considera este caso uma oportunidade rara. O mesmo tem por missão analisar a sanidade desse famoso antropólogo que passou anos convivendo com gorilas e é acusado de ser autor do assassinato de vários guardas florestais.

Dr. Theo no inicio das terapias encontra-se algumas dificuldades, pois seu paciente não fala uma única palavra, mas aos poucos está barreira é quebrada e o médico aprende muito da vida com o antropólogo, que muitos consideram louco.

O psiquiatra faz a avaliação diagnostica para compreender/ investigar adequadamente o estado do paciente e seu sofrimento, ou seja, a partir do momento que você conhece a pessoa, você desenvolve um trabalho adequado para o seu tratamento.

Opta-se em primeiro momento do método da entrevista, para que estabeleça uma relação ao mesmo tempo empática e tecnicamente útil. Tem paciência, respeita-o e estabelece limites. Estabelece também um vinculo com a filha do antropólogo, para que consiga mais informações sobre o desaparecimento e das agressões físicas.

Num segundo momento Dr. Theo muda algumas regras da prisão, na qual o mesmo e criticado por desrespeitar ordens da autoridade, por este motivo o psiquiatra e suspenso do caso.

O filme deixou claro que a reabilitação antes de tudo é uma necessidade ética, é uma exigência ética. E, portanto, deve pertencer a um grupo de profissionais que tem como prioridade a abordagem ética do problema da saúde mental. Todos têm o direito e o dever de estarem envolvidos nesta discussão. Por isso, a reabilitação engloba a todos nós profissionais e a todos os atores do processo de saúde-doença, ou seja, todos os usuários, todas as famílias dos usuários e finalmente a comunidade inteira.

Referências Bibliográficas:

Transparências em aula.

Textos – (normas da ABNT)

Ficha Técnica

Título Original: Instinct

Gênero: Suspense

Tempo de Duração: 127 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 1999

Site Oficial: www.instinct-themovie.com

Estúdio: Touchstone Pictures / Spyglass Entertainment

Distribuição: Buena Vista Pictures

Direção: Jon Turteltaub

Roteiro: Gerald Di Pego, baseado em estória de Gerald Di Pego

Produção: Barbara Boyle, Hunt Lowry e Wolfgang Petersen

Música: Danny Elfman

Fotografia: Philippe Rousselot

Desenho de Produção: Garreth Stover

Direção de Arte: Chris Cornwell

Figurino: Jill M. Ohanneson

Edição: Richard Francis-Bruce

Efeitos Especiais: Stan Winston Studio / Dream Quest Images

Comentários


Páginas relacionadas